A utilização de materiais verdes, como o bambu, pode reduzir em até 30% o custo final da construção
Foto: carolinazuarq
Existe uma diversidade de benefícios associados ao conceito de casas sustentáveis, àquelas que são construídas de forma ambientalmente correta. A proximidade com a natureza, o custo afetivo e as questões saudáveis estão entre os fatores que podem ser destacados.
Casas saudáveis: Quem optar por uma casa ecológica, conta com a vantagem de ter um lar livre de toxinas. Isso porque, os materiais para a construção desses lares são ambientalmente amigáveis - fabricados a partir de matérias-primas naturais renováveis ou recicláveis, que não agridem o ambiente e a saúde dos consumidores.
Dica: sempre que possível, pinte as paredes com tintas à base de cal. Este é um dos produtos mais antigos e menos agressivos à saúde, uma vez que permite que as paredes “respirem”. Além disso, não requer a adição de fungicidas e outros produtos tóxicos.
Custo Efetivo: A reciclagem e o aproveitamento de materiais de construção provenientes de outras obras reduz gastos energéticos para a fabricação de novos materiais. Portas, janelas, madeiras, concreto e outros materiais provenientes de demolições podem ser reaproveitados. Além disso, a escolha por eletrodomésticos mais econômicos e instalações ecologicamente corretas, como torneiras redutoras de fluxo, também ajudam na economia de consumo de energia elétrica e no de água.
O saneamento: A maneira de coletar ou tratar o esgoto é de extrema importância em uma casa ecológica. Um lar ecologicamente correto nunca descarta seu esgoto a céu aberto ou em mananciais. Isso pode destruir habitats de animais, bem como se tornar uma fonte de contaminação e transmissão de doenças. Por isso, uma residência sustentável deve ser construída com algumas soluções simples, como uma fossa para coletar o esgoto. O transporte do esgoto pode ser feito, posteriormente, por empresas desentupidoras.
A natureza perto de casa: O convívio com a natureza é essencial para o ser humano. A cidade feita unicamente de concreto quebra esse vínculo de modo que a construção de um telhado verde e jardins verticais pode resgatá-lo. Além do benefício do sequestro do gás carbônico, ambos proporcionam um mini-ecossistema com pássaros, borboletas e outros animais sobre o teto.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.