CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Copa das Confederações: Turismo Sustentável no Rio de Janeiro

As maravilhas do Rio de Janeiro já foram cantadas em verso e prosa por todos os continentes. O que muita gente desconhece é a possibilidade de praticar o turismo sustentável na "cidade maravilhosa". Opções mais ecológicas e socialmente responsáveis de hospedagem, transporte, lazer, alimentação e compras mostram que a importância de ser um turista sustentável.

foto autor

14/06/2013 às 12:15 • Atualizada em 28/08/2022 às 18:11 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

As maravilhas do Rio de Janeiro já foram cantadas em verso e prosa por todos os continentes. O que muita gente não sabe é que é possível praticar o turismo sustentável na cidade maravilhosa. Opções mais ecológicas e socialmente responsáveis de hospedagem, transporte, lazer, alimentação e compras mostram que a tendência é ser um turista sustentável.

Transporte

bike-rio.jpg
No Rio, turistas podem alugar bicicletas e pedalar pelos 235 kms de ciclovias da cidade
Foto: Eduardo V C Neves

Os turistas que precisarem se deslocar na "cidade maravilhosa" durante a Copa das Confederações terão algumas opções mais sustentáveis que o carro (seja táxi ou alugado). O metrô é uma delas. Com mais de 40 quilômetros de extensão e tarifa de R$ 3,50, o serviço terá um esquema especial para transportar os torcedores que irão acompanhar os jogos.

Durante os dias de partida, o metrô será gratuito para quem apresentar os ingressos. Para a viagem de ida, o passageiro poderá embarcar em qualquer estação do sistema apresentando o ingresso em um prazo de quatro horas antes do início da partida. No retorno, as estações São Francisco Xavier, São Cristóvão e Maracanã concederão a gratuidade até duas horas após o final dos jogos.

Para os turistas que optarem por combinar o metrô com a bicicleta, o MetrôRio disponibiliza bicicletários gratuitos dentro das estações. Por falar em bicicleta, você sabia que o Rio de Janeiro foi eleito uma das 20 melhores cidades do mundo para andar de "magrela"? Lá os ciclistas podem se deslocar de uma ponta à outra da cidade através de uma infraestrutura de bicicleta separada da via dos veículos. Além disso, o serviço de aluguel de bicicletas, o SAMBA, já conta com 60 estações e 600 bicicletas, distribuídas nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea, Botafogo, Urca, Flamengo e Centro.

Hospedagem

Na hora de se hospedar, o hotel Windsor é uma opção mais sustentável. O empreendimento cinco estrelas, localizado no bairro de Copacabana, possui o selo Travelife Gold – Sustainability in Tourism e é o primeiro do Brasil a receber este certificado. Desde a construção do prédio, tecnologias sustentáveis foram implementadas para garantir o menor impacto ao meio ambiente, como utilização de iluminação natural e lâmpadas de LED em todos os quartos, sensores de presença nos corredores sociais, utilização de gás natural encanado nas cozinhas, reutilização das águas das pias e chuveiros nas descargas; captação e reutilização de água da chuva, torneiras, chuveiros e descargas inteligentes, utilização de produtos de limpeza biodegradáveis e segregação dos materiais recicláveis.

Quem prefere uma hospedagem fora dos padrões pode ficar no Favela Inn Hostel, localizada no Chapéu Mangueira, a menos de dez minutos a pé das praias do Leme e de Copacabana.Além da hospedagem, que inclui quarto e café da manhã, o visitante também terá a experiência de viver a rotina dos moradores de uma comunidade pacificada da cidade. O albergue tem capacidade para hospedar 18 hóspedes em quartos coletivos. A estrutura ainda oferece banheiros privativos e vista para o mar, matas e comunidade vizinha da Babilônia, acesso à internet e rede wifi, bar, lounge, TV, minibiblioteca e espaço para refeição.

Lazer

jardim.jpg
O Jardim Botânico é um dos maiores santuários ecológicos do mundo
Foto: Rodrigo_Soldon

Quando o assunto é Rio de Janeiro, opções de lazer não faltam - ainda mais aquelas que destacam as belezas naturais da cidade. Um dos pontos mais conhecidos é a Lagoa Rodrigo de Freitas. Com uma ciclovia pavimentada de 7,5 km de extensão, equipamentos de lazer e quiosques de alimentação, o local é ideal para uma boa caminhada, corrida ou pedalada. Outro destaque é o Jardim Botânico, espaço urbano dedicado ao cultivo, manutenção, conservação e divulgação de plantas de diversas espécies. Esse santuário ecológico está entre os dez mais importantes do gênero no mundo e, além de abrigar as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e de outros países, é uma boa opção de lazer para gostar de contemplar a natureza.

A Floresta da Tijuca, localizada no coração da cidade, é considerada a maior floresta urbana do mundo. Com cerca de 3.200 hectares, ela reúne centenas de espécies da fauna e da flora encontradas unicamente na Mata Atlântica, e possui atrativos históricos que merecem ser visitados, como a Cascatinha, a Capela Mayrink, o Mirante Excelsior, o Barracão, a Gruta Paulo e Virgínia, o Lago das Fadas, a Vista Chinesa e o Açude da Solidão. Na zona Oeste, o Parque Chico Mendes também é uma área de preservação ambiental. Refúgio do quase extinto jacaré-do-papo-amarelo, o espaço abriga cactos e bromélias que brotam da restinga da Lagoinha das Tachas.

Para quem quer conhecer as belezas naturais do Rio de Janeiro e aprender sobre a história das favelas, algumas empresas oferecem passeios que integram trilha ecológica dentro da Mata Atlântica e visita à favela Babilônia. A trilha tem um percurso de dois quilômetros, feito em duas horas de caminhada, e são os próprios moradores da comunidade que guiam os visitantes contando a história da favela e apresentando o trabalho de reflorestamento que está sendo feito nesta área de proteção ambiental. Outra opção é fazer a trilha ecológica dentro da Floresta da Tijuca e visitar a favela Vale Encantado, com direito a lanche feito pelos moradores da própria comunidade.

Compras

Quem quiser levar uma lembrança do Rio de Janeiro tem algumas opções de feiras onde é possível encontrar todo tipo de souvenir produzido localmente. A feira da Avenida Atlântica é uma das mais conhecidas e ocorre na parte central do calçadão da Av. Atlântica, em Copacabana. Lá é possível percorrer inúmeras barracas de artesanato e também pontos de exibição de trabalhos de artes plásticas. Na também tradicional feira hippie de Ipanema é possível conhecer o trabalho de artesões e artistas plásticos profissionais, que vendem seus produtos, como pinturas, esculturas artesanais, bolsas, roupas, bijuterias e todo tipo quinquilharias artesanais.

Na Feira da Praça XV são encontrados inúmeros artigos de artesanato e artes à venda nas barracas. Entre os artigos encontra-se roupas, bolsas, objetos de decoração e comidas típicas. Já na Feira do Lido, que acontece em Copacabana, é possível achar de tudo: chaveiros, anéis e pequenos enfeites artesanais feitos de pedras brasileiras, esculturas de aves formadas por pedras coloridas, roupas, bolsas, cintos, pequenas estatuetas, objetos artesanais e decorativos.

Alimentação

comida.jpg
Alguns restaurantes, como o Biocarioca, oferecem opções de refeições naturais e orgânicas
Foto: Reprodução

Quanto a alimentação, a cidade do Rio de Janeiro oferece diversas opções para quem quer manter a alimentação saudável. Uma delas é a Biocarioca, que traz no cardápio pratos isentos de ovo, glúten ou preparados segundo os preceitos da culinária vegan, ou seja, livres de qualquer produto de origem animal. A galeria do cinema Estação Sesc Ipanema abriga o restaurante Fontes, inaugurado há mais de 25 anos pelo casal Raul Pitanga e Maria Luiza Moraes. O que começou como uma lojinha de produtos naturais se tranformou em restaurante de culinária vegetariana - frango e peixe às vezes entram no preparo. A maioria dos ingredientes para as receitas, oferecidas em porções, vem do sítio do pai dela, Paul Moraes, em Teresópolis.

Já o Vegan Vegan é uma mistura de restaurante, lanchonete, minifeira orgânica e loja de produtos variados, e só trabalha com produtos 100% naturais. Na Vegana Chácara, casa rodeada por árvores frutíferas em uma rua sossegada do bairro de Botafogo, é possível degustar pratos como panqueca com recheio de abóbora e shimeji ao molho pesto ou de queijo de soja com alga nori. Na agitada galeria dos teatros na Rua Conde Bernadotte, no Leblon, a charmosa Vegetariano Social Clube é outra opção de restaurante especializado em culinária vegan.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade