Os designers Julia Zhu e Tab Chao desenvolveram o conceito de um ventilador de teto capaz de reutilizar a energia necessária para o seu funcionamento. Batizado de "Self-Generator", o aparelho captura o restante da energia mecânica gerada depois que é desligado, transformando-a em energia elétrica e armazenando-a num capacitador, para ser usada na próxima vez que for ligado.
Segundo os criadores do conceito, "de acordo com o princípio da energia, a energia cinética gasta ao ligar o ventilador do 0 para uma velocidade X é igual à dissipação quando ele é desligado e a velocidade vai de X para 0. Devido à perda por fricção e na transformação para o capacitador de energia, cerca de duas ou três vezes depois, é possível usar a energia armazenada para ligar o ventilador. O gasto é o mesmo de um ventilador comum; desde que esteja totalmente carregado, funcionará automaticamente."
Aliás, o design do ventilador o torna mais leve, fazendo-o girar mais rápido e gastar menos energia ainda no processo. Por todo lado que você olha, é só vantagem. Como foi supracitado, não passa de um conceito, mas bem que poderia se tornar realidade o quanto antes porque, brace yourselves, o verão brazuca aqui por essas bandas é quente, bem quente.
(Via eCycle)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!