icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Dicas para cultivar alimentos em espaços pequenos

Quem mora em apartamento sabe a dificuldade de cultivar qualquer tipo de alimento. Para quem deseja ter em casa hortaliças, legumes, folhas fresquinhas e livres de agrotóxicos, a falta de um quintal pode ser compensada utilizando as varandas, ou até mesmo as paredes e tetos de casa. Conheça algumas dicas e passos importantes para o cultivo dar certo.

foto autor

18/04/2013 às 13:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 1:29 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

capa-horta-casa.jpg
As mini-hortas podem ser cultivadas em vasos
Fotos: Reprodução

Quem mora em apartamento sabe a dificuldade de cultivar qualquer tipo de alimento. Para quem deseja ter em casa hortaliças, legumes, folhas fresquinhas e livres de agrotóxicos, a falta de um quintal pode ser compensada utilizando as varandas, ou até mesmo as paredes e tetos de casa.

Conheça algumas dicas e passos importantes para o cultivo dar certo.

O que plantar

  • Raízes: batata doce, rabanete e cenoura
  • Folhas: alface, repolho, couve, chicória e espinafre
  • Bulbos: cebola, alho e beterraba
  • Flores: brócolis e couve-flor
  • Frutos: pepino, jiló, quiabo, berinjela, tomate e pimentão
  • Ervas: orégano, manjericão, alecrim, mostarda, hortelã, coentro, salsa e cebolinha.

Os cuidados

horta-casa3.jpg

Existem algumas regras básicas para plantar alimentos em casa com sucesso. As regas são vitais e merecem cuidados redobrados. Dependendo da planta, isso deve ser feito em diferentes dias, horários e quantidades, por isso é importante conhecer bem as exigências de cada espécie. Outra questão importante é cuidar das ervas daninhas e animais que acabam prejudicando a horta, como os caracóis, lesmas e formigas.

A recomendação é, em alguns casos, removê-los manualmente ou então sempre borrifar bastante água, já que essas espécies não toleram muita umidade no ambiente .Outra dica é utilizar borra de café, que funciona como um repelente natural. É só salpicar borra de café em torno do local para manter as pragas bem longe. Além disso, o cheiro do pó também afasta gatos, que adoram usar o jardim como banheiro e mexer nas plantas.

Onde cultivar

horta-casa-2.jpg

As mini-hortas podem ser cultivadas em vasos. Para temperos como manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim, hortelã, entre outras ervas aromáticas, elas são ideais. Mas, atenção para a quantidade de espécies diferentes em um mesmo vaso. Em recipiente pequeno coloque apenas uma espécie, em médios: uma ou duas, e assim por diante.

É preciso também verificar o manejo correto de cada planta e fazer combinações que funcionam, pois há plantas que gostam de mais sol e outras de mais sombra. O hortelã e a cebolinha, por exemplo, preferem menos sol, portanto podem ficar juntas.

Já para as pessoas que têm interesse em cultivar plantas que produzem frutos, a dica é usar vasos mais largos. Importante: a parte de cima da planta não deve ser maior do que o diâmetro do vaso. E a adubagem deve ser feita de forma correta nesses vasos, pois somente assim estará garantido o crescimento e desenvolvimento integral da planta.

Para quem não quer utilizar os vasos, com criatividade é possível reutilizar móveis velhos. Algumas pessoas, por exemplo, utilizam pequenos armários antigos ou ainda caixotes de feira.

No TED abaixo, já publicado no EcoD, ideias coletivas para uma horta de apartamento:

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade