Foto: S. in the Midwest
Depois de oferecer uma série de dicas para pedalar na cidade e outra sobre como fazer uma manutenção rápida na magrela, o pessoal do blog Eu Vou de Bike publicou uma listinha com dicas preciosas para garantir a segurança na hora de andar de bicicleta pelo trânsito dos grandes centros urbanos.
- A primeira dica ao pedalar no trânsito é ter certeza de estar visível aos motoristas. Durante o dia, utilize cores vibrantes como amarelo, vermelho ou laranja. No período noturno, procure utilizar a cor branca, além das fundamentais iluminações dianteiras e traseiras e dos refletores obrigatórios.
- Pedale defensivamente, mas nunca timidamente. Você deve sempre ter uma postura ostensiva, de modo a transmitir segurança aos motoristas à sua volta. Com isto, você os ajudará a antecipar as suas intenções de percurso, deixando-os confortáveis em dividir a rua com você.
- Observe sempre o comportamento dos motoristas, inclusive os estacionados, e procure manter uma distância suficiente para não ser surpreendido com uma porta que se abra repentinamente e que possa atingir sua bicicleta.
- Você deve ficar atento e evitar os três principais erros dos motoristas, a saber: virar a esquerda na frente de um ciclista que seguirá reto; desobedecer aos sinais de trânsito, sendo o mais comum ultrapassar no farol vermelho; ultrapassar um ciclista para imediatamente fazer uma conversão a direita.
- Seus ouvidos devem ser utilizados como um verdadeiro “detector de perigo”. Para isto, evite pedalar com fones de ouvido, principalmente se o tráfego estiver intenso.
- Sempre que você sinaliza suas intenções, você ganha a confiança dos motoristas. Use o braço esquerdo (com o dedo apontando para baixo) para virar a esquerda. A palma da mão voltada para baixo significa que você vai frear.
- Uma dica aparentemente “boba” mas que acontece com uma grande frequência: jamais pegue a garrafinha de água com a mão direita. Desta forma, se precisar frear de repente, o ciclista o fará com a mão esquerda, freando apenas a roda dianteira, aumentando as chances de uma queda.
- Se o trânsito estiver parado, vá em frente com cuidado.
- E se estiver melhor para ir a pé, pare a bicicleta e vá a pé, conduzindo a bike junto a você.
- Procure não trafegar junto a ônibus ou caminhões.
- Não dispute espaço, evite ficar inesperadamente entre veículos e procure pedalar sempre onde possa ser visto.
JAMAIS:
- Pedale na contramão;
- Fique entre ônibus ou, pior, caminhões;
- Pedale muito próximo do meio fio;
- Brigue, xingue ou entre em discussões no trânsito.
CUIDADO:
- Com pedestres em geral;
- Quando o trânsito começa a se movimentar;
- Com motociclistas apressados.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade