Qualquer tinta ecológica que se preze deve estar isenta de COVs, além de não contar com pigmentos à base de metais pesados, fungicidas sintéticos e não conter derivados de petróleo
Foto: photl.com
Na hora de decidir qual tinta usar para pintar a casa, que tal optar por um produto livre de compostos tóxicos e assim evitar a poluição do o ar?
Já existem marcas de tintas que apresentam um nível baixo ou até mesmo zero dos chamados Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), que são os vapores resultantes dos produtos utilizados em tintas, capazes de poluir o ambiente interior e exterior, durante e após a pintura.
Para fazer escolhas corretas o EcoD traz algumas dicas simples listadas pelo site Ecochunk, mas que podem te ajudar.
- Leia o rótulo do produto
Normalmente, pintura com nível baixo de COVs tem em torno de 50 g/L da substância antes de pintar, enquanto que, a pintura zero COVs tem cerca de 5 g/L antes da coloração. Isso implica que mesmo as tintas zero COV possuem um pequeno teor da substância, mas a quantidade é insignificante em comparação com tintas normais. Em caso de dúvida, confirmar COVs com o fabricante.
- Prefira tintas minerais ou a base de água
As tintas minerais são produzidas de matérias-primas naturais, sem componentes sintéticos ou insumos derivados de petróleo. As pinturas são feitas a partir de rochas minerais naturais finamente moídas (micronizadas) e transformadas por calcinação (queima). Existem dois tipos delas: à base de silicato de potássio e à base de cal. Sua aderência à parede ocorre pelo processo de cimentação e pela formação de cristais em contato com a superfície aplicada.
Outra opção para evitar as tintas à base de óleos é utilizar tintas à base de água. Mas é preciso ficar atento. Segundo o Idhea, no Brasil, as pinturas à base de água (acrílicas, etc.), contêm em torno de 2% de compostos voláteis. As normas para tintas naturais com selo verde na Europa especificam teores de 0,1%. Há portanto uma grande diferença. É certo que uma pintura à base de água sempre será menos tóxica do que uma à base de solventes. Mas nem por isso ela é ecológica.
- Opte por pouco brilho
As tintas mais brilhantes costumam possui um nível de COVs maior do que as de tons mais opacos.
- Escolha tons mais claros
Quando a cor é mais leve e suave menor quantidade de corante será exigido e o nível de COVs também será muito mais baixo.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!