Dificuldade para acessar capital enfrentada por esses investidores figura em segundo lugar na lista de maiores barreiras para o crescimento
Foto: Sebrae Mercados
Para auxiliar empreendedores a alavancar recursos para financiar seus negócios, a Sitawi Finanças do Bem e o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) lançaram recentemente o eBook gratuito Financiamento de Empreendimentos Socioambientais. A dificuldade para acessar capital enfrentada por esses investidores figura em segundo lugar na lista de maiores barreiras para o crescimento, atrás apenas dos altos valores e complexidade de carga tributária, segundo pesquisa de 2014 da Endeavor em São Paulo.
“A ideia da publicação é de poder contribuir para a instrumentalização dos empreendedores que querem fazer o bem à sociedade, mas que esbarram, ou empacam, no acesso a recursos”, explica o CEO e Fundador da Sitawi, Leonardo Letelier. Esses negócios têm alto potencial de solucionar problemas sociais e ambientais, uma vez que estruturam seus planos de negócio em torno de causas, podendo ou não lucrar a partir de suas atividades.
O eBook aborda 9 diferentes tipos de instrumentos de financiamento disponíveis e explica de forma didática a adequação de cada um ao estágio de maturidade de um empreendimento, desde a concepção de uma ideia, passando pela fase inicial, de estruturação do modelo de negócio, seu crescimento e expansão até sua maturidade.
Vídeos com especialistas
Para levantamento das informações do livro, a Sitawi, com apoio do ICE, produziu no Rio e em São Paulo dois eventos para discutir os mecanismos de financiamento para esta classe de atividades. Especialistas da Artemisia, GAG Investimentos, VOX Capitals, Inseed Investimentos palestraram para mais de 50 empreendedores, e, para aqueles que não puderam comparecer aos eventos, a Sitawi publicou uma playlist no YouTube com os melhores momentos e falas em “pílulas” das palestras para o público se inteirar e complementar a leitura.
- Conheça o eBook (em PDF)
- Assista as pílulas para empreendedores socioambientais
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!