Para retirar a pizza do menu junk food, cientistas de Glasgow criaram a primeira versão do alimento de forma nutritiva. A EatBalanced, como foi patenteada, possui elementos balanceados.
Segundo os pesquisadores, a pizza foi desenvolvida em laboratório, com uma fórmula composta por quantidades equilibradas de sal, gordura, carboidratos, vitaminas e nutrientes essenciais. Eles garantem que, para atingir essa qualidade, não precisaram abrir mão do bom sabor.
Com o objetivo de criar um alimento verdadeiramente saudável, os cientistas estudaram a composição de 25 pizzas comparando a quantidade dos ingredientes e foi aí que constataram alto índice de sal, gordura e hidratos de carbono, responsáveis pela maior duração do produto.
Poder dos ingredientes
Para atingir a meta: uma pizza com baixo teor de gordura e sódio, foram utilizados recheios com mussarela e queijo cheddar, tomates cereja, pimenta e alho. Porém, há um ingrediente que faz toda a diferença: algas marinhas, que servem como uma alternativa saudável ao sódio. Os criadores garantem que o gosto é bem neutro e não altera o sabor.
À partir da pesquisa, foi possível recriaram três sabores de pizza com tabela nutricional saudável, composta por vitamina B12, fibra, ferra, vitamina A, vitamina C, algas com redução de sal, gorduras e farinha de trigo.
Ainda de acordo com os cientistas, a pizza pode ser consumida até três vezes ao dia, e é ainda recomendada para crianças.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!