Para Ashe, "o que se procura é uma agenda transformadora que remodele o desenvolvimento global e beneficie as futuras gerações"
Foto: Mark Garten/ONU
Terminou na sexta-feira, 12 de setembro, um evento de alto nível sobre um balanço da agenda de desenvolvimento pós-2015. Participaram das discussões o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente da Assembleia Geral, John Ashe, entre outros.
Na abertura do encontro, na quinta-feira (11), foi dado destaque à construção de uma plataforma que sustente e conclua os sucessos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Ban Ki-moon, ao lado de outros líderes, citou tópicos como o combate à fome, à pobreza e às mudanças climáticas.
As metas foram estabelecidas pela Assembleia em 2000 e seu prazo expira no ano que vem. O evento é parte da preparação para as negociações da agenda pós-2015, que terá lugar durante a 69ª sessão da Assembleia Geral, que começa na próxima terça-feira (16).
John Ashe convidou os Estados-membros a serem "ousados e pragmáticos" ao pensarem na agenda pós-2015. Ele destacou que ela deve abordar também acesso à informação, participação e representação de mulheres, jovens, indígenas, idosos e pessoas com deficiências.
Para Ashe, "o que se procura é uma agenda transformadora que remodele o desenvolvimento global e beneficie as futuras gerações".
Rio+20
O atual presidente da casa citou a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Segundo ele, o resultado daquele evento, realizado em 2012, colocou a comunidade internacional no caminho para redefinir o desenvolvimento global tendo em conta o bem-estar das pessoas e do planeta.
Já o chefe da ONU afirmou que o próximo ano será "intenso e importante". Segundo Ban, o objetivo é "prosperidade e dignidade para todos num mundo onde a humanidade viva em harmonia com a natureza".
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!