icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Escócia pretende se tornar a maior produtora de energia de ondas do mundo

Detentora de 10% do potencial de energia das ondas da Europa, a Escócia acaba de anunciar planos para ampliar ainda mais este recurso, por meio da criação do maior sistema de captação de ondas do mundo, que deve gerar 40 MW de energia limpa, o suficiente para abastecer cerca de 30 mil casas por ano.

foto autor

04/06/2013 às 12:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 1:43 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

capa-ondas.jpg
O novo parque deve começar a funcionar em 2018
Fotos: divulgação

Detentora de 10% do potencial de energia das ondas da Europa, a Escócia acaba de anunciar planos para ampliar ainda mais este recurso, por meio da criação do maior sistema de captação de ondas do mundo, que deve gerar 40 MW (Megawatts) de energia limpa, o suficiente para abastecer cerca de 30 mil casas por ano.

Projetado para estar funcionando em 2018, o sistema será desenvolvido pela empresa Aquamarine Power, na costa de Lewis (cidade escocesa), e será composto por 50 dispositivos.

"Além de polpar os recursos naturais, as energias renováveis têm um papel crucial para ajudar a Escócia a reduzir as emissões de carbono, criar empregos e gerar oportunidades de exportação. Com um planejamento cuidadoso, podemos aproveitar as ondas, salvaguardando o ambiente marinho", afirmou o diretor da empresa, Lang Banks.

A localização da Escócia a torna ideal para aproveitar a ondulação. No Atlântico oriental, as suas águas possuem o movimento necessário para gerar uma produção constante de energia.

Como funciona

ondas2.jpg

O dispositivo de energia das ondas funciona por meio de uma aba articulada que se move juntamente com o movimento natural da ondulação marítima, o que gera energia. Segundo o site edieEnergy os dispositivos serão instalados perto da costa noroeste do país.

A energia das ondas não é tão valorizada quanto à do vento ou do sol, isso porque sua capacidade de gerar energia é reduzida em relação às outras. No entanto, ela pode funcionar, incansavelmente, mesmo quando o vento não sopra e o sol já se pôs.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade