Quando ganhou seu primeiro skate, aos 10 anos, o estudante de design Björn Holm nem imaginava que um dia juntaria dezenas de tábuas quebradas para criar um prancha de surf única e sustentável.
Após colecionar muitos exemplares velhos e ainda angariar skates de amigos, o finlandês decidiu dar nova vida aos pedaços de madeira que tinha como destino a lata de lixo.
Assim, em 2011, ele começou a confeccionar a “Reto”, uma prancha de surf feita a partir de pedaços de skate. O nome do projeto, segundo Holm, significa “quebrado” em dialeto local, e também a junção das inicias de REcycle for TOmorrow (reciclagem para o amanhã, em tradução própria).
Depois de muito estudo e trabalho, a prancha ficou pronta e no dia 12 de maio Holm levou-a para um teste drive. Segundo o surfista, a prancha funcionou perfeitamente nas ondas.
Por fim, Holm deixa um recado: “Skates são legais, simples assim. A maioria das pessoas os jogam fora assim que eles arrebentam. Mas existem tantas cores incríveis dentro dessas tábuas, então guarde elas e faça alguma arte, móvel ou o que você quiser. Vai ser maravilhoso!”
Assista no vídeo abaixo (com legenda em inglês) como a prancha foi feita:
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!