CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Estudantes criam o primeiro carro "família" movido exclusivamente

foto autor

09/09/2013 às 13:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 1:25 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

carro-ok.jpg
O modelo é considerado o primeiro do mundo movido exclusivamente por energia solar
Foto: Divulgação

Estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, elaboraram o que eles afirmam ser o primeiro carro "família" do mundo movido exclusivamente a energia solar. Batizado de Stella, o automóvel acomoda quatro pessoas e pode viajar até 600km/h, alimentado por painéis fotovoltaicos instalados no teto - a tecnologia converte a luz solar em energia.De acordo com a equipe elaboradora do projeto, o design do carro do futuro, que se assemelha a um avião esmagado sem asas, precisa satisfazer as necessidades dos consumidores modernos. "O automóvel deve ser capaz de transportar uma família da Holanda para a França em um dia. Ele precisa ser adequado para o deslocamento diário para o trabalho e conseguir tudo isso com conforto", explicou um dos estudantes a revista Dezeen.Assista ao vídeo do lançamento do carro:

Além do design aerodinâmico e de ser construído com materiais leves, como carbono e alumínio, o carro possui fitas de LED e display touchscreen, que transforma todos os botões e puxadores supérfluos em uma experiência de cabine intuitiva, ativada com com um volante de expansão e contração que avisa ao usuário se ele está indo muito lento ou muito rápido.

O primeiro automóvel lançado pelo projeto vai participar da Cruiser Class for the World Solar Challenge 2013, uma corrida de três mil quilômetros pelo deserto australiano do Outback, entre os dias 6 e 13 de outubro. O objetivo é testar os benefícios da inovação na prática. Ainda não há previsão para a comercialização do modelo. EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade