Lançamento oficial do evento foi realizado na segunda-feira, 25 de novembro, em uma churrascaria de Salvador
Foto: Adenilson Nunes/GOVBA
Estudantes das redes municipal e estadual da Bahia poderão entrar em contato com a realidade do campo de forma lúdica durante a 26ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que será realizada de 30 de novembro a 8 de dezembro no Parque de Exposições de Salvador. Durante o evento eles serão informados sobre a origem dos alimentos, o seu processo de cultivo e de industrialização, por meio de abordagens socioeducativas acerca da importância de economizar água e energia, reciclar o lixo, preservar rios e florestas, entre outros temas.
O objetivo da ação Da Seca para o Verde é possibilitar que jovens e crianças da zona urbana entrem em contato com a realidade do campo. Os alunos irão visitar as 25 cadeias produtivas disponíveis no evento, com direito a degustações, como nas cadeias do guaraná, do leite e da carne, e também assistir a apresentações de teatro com a árvore animatrônica Dr. Liptus que, em 2013, abordará os temas sustentabilidade e educação ambiental em defesa da natureza e dos animais.
Outra ação inédita da feira é o Cine Florestal, que faz parte da programação da cadeia produtiva de florestas. Em uma tenda inflável, com capacidade para 40 pessoas, serão exibidos filmes a respeito da importância da floresta na vida das pessoas. Os temas expostos irão mostrar para os visitantes como a floresta está em toda parte, desde uma folha de papel ou um lápis até a comida ou remédio que são produzidos por meio dela. A realização é da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), que traz o slogan Floresta plantada preserva floresta nativa.
A feira
A maior feira agropecuária do Norte-Nordeste expõe seis mil animais e deverá movimentar R$ 100 milhões em negócios, segundo expectativa da organização. A Fenagro 2013 contará com 800 expositores e seis mil animais, entre bovinos (mil exemplares), equinos (1,5 mil), caprinos e ovinos (2,5 mil), além de pequenos animais. Serão homenageadas as raças Nelore, Mangalarga Marchador e Santa Inês, das espécies bovinas, equinas e ovinas, respectivamente.
A feira também abrigará a Exposição Nacional da Raça Santa Inês e o Campeonato Brasileiro de Marcha Batida. A programação inclui leilões, torneio leiteiro, cursos de formação e capacitação, shows musicais, provas desportivas, além de diversificada programação infantil.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!