Ao todo serão realizados 180 eventos pelo Brasil
Foto: Divulgação
Entre os dias 26 de maio e 2 de junho, cidades brasileiras sediarão cursos, seminários, debates, oficinas e feiras sobre produtos orgânicos. Ao todo, 180 eventos celebrarão a Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é esclarecer aos consumidores o que são produtos orgânicos e quais os benefícios ambientais, sociais e nutricionais que eles podem trazer.
Atualmente, existem no Brasil mais de 11 mil unidades de produção orgânica certificadas. O último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2006, identificou 90 mil produtores orgânicos. A agricultura orgânica é caracterizada pelo processo diferenciado de produção, pois não utiliza agrotóxicos, nem fertilizantes químicos. O sistema tem como base o desenvolvimento sustentável associado à preservação dos recursos naturais, à saúde do consumidor e à valorização do trabalhador rural.
Segundo o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, a agricultura orgânica vem crescendo em ritmo acelerado. "Na década de 1970 achavam que era modismo e que iria passar, mas a população começou a perceber a importância de uma alimentação de qualidade. Percebemos claramente o aumento da procura dos consumidores e dos produtos no mercado", afirmou ao Portal Brasil.
Aproximadamente 58 mil pessoas participaram da Semana dos Alimentos Orgânicos em 2012. Em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Meio Ambiente (MMA), o Mapa sediou a primeira edição da Semana de orgânicos em 2005, por meio da campanha nacional que incentiva a produção e consumo desses alimentos.
- Conheça a programação completa da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!