Os desodorantes são produtos cosméticos feitos para cortar o mau odor das axilas, diferentemente dos antitranspirantes, que têm a função de diminuir a produção de suor.
A maioria dos cosméticos industrializados possui ingredientes que são nocivos à saúde e ao meio ambiente, e o desodorante não fica de fora desse grupo. Mesmo havendo regulamentação, o uso contínuo de desodorantes convencionais (aqueles vendidos em mercados, perfumarias e farmácias) pode gerar problemas. Esse tipo de item costuma ser composto por substâncias como triclosan, proprilenoglicol, parabenos, fragrâncias, alumínio e álcool - cada um tem uma função específica, mas todos apresentam diversos impactos negativos.
Como alternativa para um consumo sustentável e até mesmo para redução de custos, você já pensou em fabricar o seu próprio desodorante?
Mesma eficiência
Um desodorante caseiro pode ter a mesma eficiência dos industrializados se os componentes tiverem as mesmas propriedades de inibição de odor. Dentre as várias características dos óleos essenciais está a ação bactericida, que diminui a os efeitos nocivos de bactérias e fungos (juntamente com o suor, eles produzem maus odores). Os óleos de cravo, de alecrim, de limão, de eucalipto, entre outros, são altamente indicados para o uso em desodorantes caseiros.
A receita básica tem como itens principais: a manteiga vegetal - prefira as 100% naturais e que foram extraídas por processo de prensagem a frio, que é um método de menor impacto ambiental; o bicarbonato de sódio, que é um grande agente de limpeza; vitaminas; e o óleo essencial, que proporciona o aroma.
Confira o passo a passo da receita:
Modo de preparo
Derreta a manteiga de karité e o cacau, juntamente com o bicarbonato e o amido, usando o a técnica de banho-maria ou o forno de micro-ondas; em seguida misture bem os ingredientes. Na sequência, adicione os óleos de sua preferência e misture. Coloque a mistura em um frasco esterilizado e leve para a geladeira para pegar consistência. Por fim, guarde em um ambiente arejado e fora do alcance do sol.
Uma dica: divida a compra dos ingredientes com alguém, para que você não fique com excesso de ingredientes que possam estragar em um período curto.
Pronto! É fácil e simples, não é? Agora você já tem o seu desodorante livre de produtos químicos! Mas é preciso ficar atento, pois os desodorantes caseiros têm um prazo de validade menor, por não terem adição de conservantes químicos. Geralmente, o prazo de validade não ultrapassa os seis meses.
Fique atento (a) também para sintomas de alergia a algum dos ingredientes - o melhor é testar antes de começar a usá-lo. Entretanto, é bom lembrar também que tudo em excesso pode gerar alergia, então fique sempre alerta às proporções da receita para não gerar nenhum tipo de desconforto para o seu corpo. Uma alternativa para quem é alérgico a manteigas vegetais é o uso de cera de abelha.
(Via eCycle)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!