As telhas são mais leves e não propagam chamas
Foto: Divulgação
Evitar o desperdício e ser ecologicamente correto pode atrair mais clientes e com isso gerar lucros. Essas ações estarão em destaque na Feira do Empreendedor da Bahia, que será realizada em Salvador de 22 a 26 de outubro. A empresa Ecotop, de Barueri (SP), garantiu seu lugar no evento no Espaço Negócios Verdes e Sustentáveis e pretende atrair micro e pequenas empresas a usarem produtos fabricados com tubos de creme dental. São telhas, placas e cumeeiras utilizadas na construção civil, arquitetura, decoração, no setor moveleiro e indústria naval.
A Ecotop iniciou a produção das telhas em 2003, reduzindo toneladas de tubos de creme dental nos aterros sanitários. O material vem alcançando outros públicos e já é utilizado por designers de móveis residenciais e de escritório. Os produtos são mais leves, não propagam chamas, são de fácil fixação e possuem isolamento térmico e acústico eficiente. Eles também utilizam 100% de material reciclável de difícil degradação ambiental, no caso, plásticos e alumínios, e não geram poluentes. Outras aplicações são em lixeiras, barcos de pesca, armários, caixas coletoras seletivas e vasos.
“Toda nossa produção é feita manualmente, gerando emprego e renda. A participação na Feira é uma oportunidade para ampliarmos nosso leque de clientes, além de prepararmos terreno para uma futura instalação da empresa em solo baiano”, revelou à Agência Sebrae o gestor da área comercial da Ecotop, Luiz Furst. Para conhecer esses e outros produtos sustentáveis, empresários ou interessados em empreender podem se inscrever gratuitamente no site www.ba.sebrae.com.br/feira.
Para o empresário que deseja garantir seu espaço na área de Negócios Verdes e Sustentáveis, as reservas devem ser solicitadas na área de expositores do site. Durante a Rio+20, em junho de 2012, o Sebrae convidou empresas que desenvolveram produtos e serviços voltados para a racionalização do uso da água, a preservação das florestas, o controle da poluição atmosférica e o descarte de lixo nos grandes centros.
Boas práticas
A gestora da Feira do Empreendedor, Ana Paula Almeida, explica que um dos objetivos do maior evento de empreendedorismo da Bahia é apresentar práticas de sustentabilidade que também gerem bons negócios. “É uma tendência mundial. Empreendedores de diversas áreas buscam hoje soluções que reduzam o consumo de energia, não gerem resíduos e que reaproveitem e reciclem materiais”, destaca.
Também na Feira, no Espaço Inovação serão realizadas ações educativas e a distribuição de uma cartilha com práticas de não-agressão ao meio ambiente e apresentação de Soluções Sebrae, como o programa 5 Menos que São Mais, que trabalha a redução do desperdício nas empresas.
A inscrição gratuita estará disponível até o dia 20 de outubro, via site. A partir desta data, a inscrição para visitar a feira será realizada somente nos dias do evento, de 22 a 26 de outubro, no Centro de Convenções, a partir das 13h30, pagando uma taxa de R$ 5, valor este que será doado para a Associação Pracatum Ação Social.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!