Fotos:Divulgação
Além de utilizar resíduos como matéria-prima na confecção de joias, a designer francesa Florie Salnot, vai além, transformando suas criações em uma arma contra a pobreza. Com o projeto "Garrafa de Plástico", ela consegue empregar o conceito de design sustentável aliado às questões sociais, no campo de refugiados saharauis no Sahara Ocidental, na Argélia.
Os saharauis são antigos povos nômades que em grande parte vivem no exílio, em um trecho remoto do deserto argelino. Eles costumavam ter uma tradição de artesanato, como a de hoje, no entanto, a falta de recursos, a exemplo do couro, e as poucas oportunidades de vendas para o tipo de produtos ocasionou em um declínio do ofício.
Ao observar a necessidade de um novo trabalho para o povo saharauis, Salnot resolveu oferecer de forma sustentável uma nova geração de renda no intuito de reduzir a dependência da ajuda humanitária.
Usando o que está prontamente disponível no local: garrafas de plástico, areia quente, ferramentas manuais simples e uma longa tradição do artesanato, os refugiados criam suas próprias peças, revigorando suas tradições artesanais locais de uma forma original.
Nos campos, a reciclagem não é apenas uma questão de escolha e sim uma necessidade, pois os recursos disponíveis por lá são mínimos e as garrafas plásticas espalhadas ao redor dos campos são um dos poucos recursos acessíveis para trabalhar.
A técnica é simples. A garrafa é pintada e depois cortada em tiras finas com uma ferramenta de corte. Depois disso, qualquer tipo de desenho pode ser feito por meio do posicionamento de alguns pregos nos furos de uma placa de unha. As faixas de plástico são enroladas em volta das unhas, e toda a mistura é então submersa na areia quente. O plástico reage ao calor e encolhe em torno das unhas, embora mantendo o desenho escolhido. O item, finalmente, requer alguns passos últimos artesanais para ser transformado em uma peça única de joalharia.
Florie sempre esteve envolvida em design e as questões sociais. Formou-se na Sorbonne em Paris, em História da Arte e Antropologia, seguido de um mestrado em Design de Produto, no Royal College of Arts em Londres.
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