Em maio deste ano, mostramos aqui no EcoD uma geladeira pública que fornece alimentos aos necessitados em uma cidade da Bélgica. E, ao que parece, os refrigeradores solidários vão se propagar mundo afora. É que recentemente os habitantes de Galdakao, na Espanha, tiveram a ideia de promover a gentileza entre os moradores e, ao mesmo tempo, ajudar a diminuir o desperdício de alimentos.
Trata-se de uma geladeira colocada na calçada de uma rua para ser abastecida com alimentos não utilizados por restaurantes e mercados.
Os alimentos depositados (desde que em perfeitas condições de consumo) são destinados a qualquer pessoa que tiver interesse em pegá-los.
Melhor maneira
A iniciativa surgiu de uma associação de voluntários da cidade, que queriam descobrir qual seria a melhor maneira de evitar o desperdício de alimentos, principalmente os que estão próximos de sua data de vencimento, eles também ficam responsáveis por inspecionar tudo o que é colocado dentro da geladeira.
“Não importa quem vai levar os itens – Julio Iglesias poderia passar por aqui e levar uma comida –, o que importa é recuperar o valor da comida e lutar contra o desperdício”, explicou o voluntário Álvaro Saiz.
(Com informações do Catraca Livre)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!