O ônibus foi lançado em 9 de setembro
Foto: AFP
Na tentativa de reduzir a poluição, Hong Kong lançou o seu primeiro ônibus público elétrico na segunda-feira, 9 de setembro. O modelo, que foi produzido pela montadora chinesa BYD, é alimentada por baterias de lítio-íon-fosfato que levam três horas para carregar e dão ao veículo uma autonomia de cerca de 180 km. A mesma empresa produziu os primeiros táxis elétricos da cidade do sul da China, que foram lançados em maio.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Wong Kam-shing, o governo chines investiu cerca de US$ 23 milhões no programa piloto para subsidiar a compra de 36 ônibus elétricos até o fim de 2013, que serão geridos por empresas privadas. "O objetivo em longo prazo é o de alcançarmos emissões zero ao longo da via. Precisamos fazer isto passo a passo", declarou a jornalistas durante uma coletiva de imprensa.
A Kowloon Motor Bus, maior operadora envolvida no projeto de testes, informou que será preciso tempo e dinheiro para transformar sua frota de 3.800 ônibus e que cada veículo movido a bateria custaria US$644.700.
Um grupo ambientalista local retrucou a iniciativa afirmando que "um ônibus não faria diferença" para a redução da poluição local e e que Hong Kong estava ficando para trás em relação a outras cidades do mundo no que diz respeito a veículos elétricos.
Compromisso com a saúde
Um estudo da Universidade de Hong Kong apontou que as doenças relacionadas à poluição mataram mais de três mil pessoas por ano, na cidade - grupos ambientalistas culpam as emissões provocadas pelo tráfego como a principal causa da poluição.
Leung Chun-ying, chefe do executivo, prometeu transformar a poluição em uma de suas maiores prioridades durante seu mandato de cinco anos, depois que um informe oficial disse que este era o "maior risco diário de saúde" para os moradores da cidade.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!