A área que mais emprega na indústria renovável em todo o mundo é a de energia solar
Foto: Activ Solar
Os chamados "empregos verdes" (green jobs) crescem cada vez mais em todo o mundo, levando-se em conta que os efeitos das mudanças climáticas e da escassez de recursos naturais também registram alta. Só na indústria de energia renovável, aproximadamente 6,5 milhões de pessoas estavam empregadas em 2013.
A conclusão consta de um novo estudo da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) divulgado na segunda-feira, 12 de maio. Quase 1 milhão de novos postos de trabalho em energia renovável foram criados no ano passado, aponta o relatório, que destaca o papel importante do setor na criação de emprego e crescimento da economia global.
De acordo com o estudo, a área que mais emprega na indústria renovável em todo o mundo é a de energia solar, com cerca de 2,27 milhões de pessoas.
Na China, maior empregador em renovável, com 2,6 milhões de empregos, a instalação de painéis fotovoltaicos cresceu cinco vezes entre 2011 e 2013.
Mais que um nicho
A indústria solar é seguida pela indústria de biocombustíveis líquidos, com 1,4 milhão de pessoas empregadas e pela indústria eólica, com mais de 800 mil funcionários.
Mapa dos empregos verdes em energia renovável mostra que o Brasil só perde para a China na geração de postos de trabalho
Imagem: Reprodução/Irena
"Com 6,5 milhões de pessoas empregadas, direta ou indiretamente, em energia renovável, a indústria prova que não é mais um nicho, tornou-se um empregador significativo em todo o mundo", destacou o diretor-geral da Irena Adnan Amin Z, durante o lançamento do estudo.
Conforme o levantamento, no Brasil, a maior parte desses empregos está concentrada na geração de etanol da cana de açúcar e biodiesel.
- Conheça o estudo da Irena na íntegra, em PDF (em inglês) -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!