Degelo recorde no Ártico deve ser assunto incluído no próximo relatório do IPCC. Foto: Divulgação/IPCC
O Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC) avançou para uma nova etapa na preparação de seu próximo relatório principal, intitulado Quinto Relatório de Avaliação, previsto para ser publicado em maio de 2013.
Atualmente, o documento passa pela primeira de três revisões de governos e de especialistas. A revisão multi-estágio de projetos de relatórios é um elemento fundamental do processo de avaliação do IPCC.
As principais etapas são a revisão do projeto de primeira ordem por peritos científicos, a revisão do projeto de segunda ordem por parte dos governos e especialistas (iniciada em 5 de outubro), e uma rodada final de comentários governamentais sobre o projeto de resumo para os tomadores de decisões políticas.
Na segunda etapa da revisão, os governos membros do IPCC são convidados a rever os projetos de segunda ordem dos relatórios. Indivíduos com experiência relevante também podem fornecer comentários aos especialistas. O objetivo é ajudar a garantir que o relatório represente as mais recentes descobertas científicas e técnicas, além de fornecer uma avaliação equilibrada e abrangente das informações atuais.
Cronograma
O Grupo de Trabalho nº1, que abrange a base física das mudanças climáticas, a avaliação do governo e de especialistas do projeto de segunda ordem, trabalha no período entre 5 de outubro e 30 novembro de 2012.
2012.
O período de revisão de especialistas do Grupo de Trabalho nº2, que abrange impactos, adaptação e vulnerabilidade, será executado de 29 março e 24 maio 2013. Mais informações estarão disponíveis em www.ipcc-wg2.gov na proximidade desse período.
Já o Grupo de Trabalho nº3, que avalia a mitigação às mudanças do clima, irá realizar a revisão de governos e especialistas a partir de 25 fevereiro até 22 de abril 2013. Outras informações estarão disponíveis mais próximas de tal momento em http://www.ipcc-wg3.de/.
Na sequência da revisão multi-estágio, o Sumário para Formuladores de Políticas e o relatório completo são submetidos à aprovação e aceitação do Plenário do IPCC, que toma as decisões principais. Para garantir a transparência, todos os comentários de revisão e respostas aos autores são disponibilizados no site do IPCC.
O Relatório de Síntese, que resume as principais conclusões dos relatórios de avaliação do IPCC, provenientes dos três grupos de trabalho e de recentes documentos especiais, deverá ser lançado em outubro de 2014, marcando o fim do ciclo de avaliação atual.
O IPCC
Órgão composto por representantes de 130 países, o IPCC promove avaliações regulares sobre as mudanças climáticas. O painel é considerado um dos principais órgãos internacionais responsáveis pela análise científica do aquecimento global.
Em março de 2010, você viu aqui no EcoD que a ONU anunciou que o órgão passaria por uma revisão, por conta de dados imprecisos que constaram no relatório de 2007.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!