Evento contou com personalidades do mundo da bola, como os ex-jogadores Carlos Alberto Torres e Paulo César Caju, e o jornalista esportivo Fernando Vanucci
Foto: Alessandra Lori/Secopa-BA
Discutir temas como a capacitação profissional, as oportunidades de desenvolvimento local e a organização da Copa do Mundo de 2014 foi o principal objetivo do IV Fórum Copa Bahia 2014 - Fórum Fábio Starling, realizado em Salvador nos dias 12 e 13 de dezembro. Contudo, o diferencial do encontro foram as práticas sustentáveis realizadas no evento promovido pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Sebrae), e a WH Marketing Esportivo.
O evento procurou mostrar aos participantes um outro olhar sobre a sustentabilidade, que vai além do ambientalmente correto, ao abranger fatores como a justiça social, a aceitação da diversidade cultural e a viabilidade econômica.
As iniciativas foram implantadas desde a pré-produção do evento, com uma montagem de equipamentos mais otimizada e limpa, além de contar com prestadores de serviços conscientes e bem equipados. O esforço continuou na execução de um trabalho de conscientização do público e na escolha de alguns detalhes, como um coffee break elaborado com produtos orgânicos.
Embora tenha sido um evento do ramo esportivo, o fórum também teve como tema o legado que será gerado para o capital humano e, por isso, promoveu manifestações culturais, no sentido de valorizar aspectos da identidade da cultura baiana, tais como a gastronomia e as manifestações religiosas.
Cinco mandamentos
A organização do evento criou uma pequena lista dos Cinco Mandamentos das Práticas Sustentáveis, que deveriam ser praticadas durante o fórum e reconhecidas posteriormente - 100 pessoas receberam o título de “Cidadãos Conscientes” e terão seus nomes divulgados no site da Secopa-BA . Os mandamentos da sustentabilidade foram os seguintes:
- Carona Solidária - motoristas deveriam levar em seus próprios veículos mais de 4 participantes;
- Colaboração com os Inventários de Emissão – o público deveria prestar informações sobre o modo como se locomoveu para o evento, colaborando com a contabilização do gás carbônico (CO2) emitido para os inventários que auxiliarão no Programa Banco de Árvores;
- Kit Próprio - os inscritos deveriam levar seus kits para o evento, como tablets e meios eletrônicos; bloco e caneta; copo ou caneca (que evitam o uso do plástico);
- Oficinas sobre Práticas Sustentáveis – os participantes puderam assistir às palestras que foram realizadas nos intervalos dos painéis principais do fórum;
- Pesquisa de Opinião e Sugestões Sustentáveis – os presentes foram questionados sobre o evento e também indicaram ações sustentáveis para os próximos projetos.
“Vamos sair daqui com esse nível de consciência, sabendo que podemos e devemos levar essas atitudes para nossas casas e nossos trabalhos”, destacou o secretário estadual da Copa, Ney Campello. O gestor ressaltou, em especial, a participação desses “cidadãos conscientes” que mostraram aos presentes que é possível, por meio de pequenas ações, contribuir para um mundo melhor e sustentável.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!