Imagine você caminhar pelas ruas de sua cidade e se deparar com várias bibliotecas "secretas" espalhadas pelas ruas, cantinhos aconchegantes e inusitados para ler um bom livro... Isso já é realidade em Nova York. O conceito da organização Little Free Library, que existe desde 2009, une pessoas para montar pequenos acervos gratuitos. Este projeto conseguiu levar micro-bibliotecas para várias cidades do mundo.
O conceito do projeto existe desde 2009
Fotos: Reprodução
No verão novaiorquino, os organizadores do PEN World Voices Festival, uma celebração local da literatura internacional e a The Architectural League de Nova York (Talny), uma organização cultural sem fins lucrativos, resolveram se unir para ativar o projeto em espaços públicos em toda a cidade norte-americana.
Os motivadores do projeto na metrópole selecionaram designers de organizações comunitárias, que tiveram cinco semanas para apresentar um conceito inovador dentro da proposta central - as micro-bibliotecas públicas.
Para o arquiteto envolvido no processo, Lan Veidenheimer, os resultados foram positivos. "Os projetos foram diferentes e maravilhosos. As bibliotecas se tornaram mais que estantes. É uma oportunidade para as pessoas fazerem uma pausa, se reunirem", comentou.
Todos os projetos relacionados ao conceito são abertos para que qualquer pessoa possa recriar as instalações. A iniciativa dos organizadores era para ser encerrada no dia primeiro de setembro, mas algumas comunidades decidiram manter as bibliotecas por mais tempo.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!