O Fórum irá até o dia 31 de maio
Foto: UN Photo/Rick Bajornas
Durante o Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas, realizado em Nova York, entre os dias 20 e 31 de maio, o indigenista André Albuquerque, da Fundação Nacional do Índio (Funai), afirmou que o principal desafio dos indígenas brasileiros é a posse plena da terra.
"A demarcação das terras não garante que eles deixem de enfrentar problemas. Elas podem sofrer invasões por parte de fazendeiros, de madeireiros e de garimpeiros", explicou Albuquerque.
Segundo a ONU, existem mais de 370 milhões de indígenas vivendo em 90 países - pelo menos 67 milhões são jovens. O dado levanta a discussão sobre outros direitos indígenas, como educação, saúde e cultura.
Neste quesito, o indigenista destaca que a sociedade precisa reconhecer o papel dos índios. "Os povos indígenas têm uma grande contribuição a dar para a sociedade de uma forma geral, porque eles são, por natureza, grandes preservadores ambientais. São detentores de conhecimentos tradicionais milenares muito úteis para a ciência e para a medicina do século 21 - são conhecimentos insubstituíveis."
Em um evento paralelo, as mulheres indígenas vão discutir a questão da violência e como combatê-la. Os 2,3 mil participantes do Fórum estão iniciando também os preparativos para a Primeira Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas, marcada para setembro de 2014.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!