icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Maioria das máscaras antipoluição da China é ineficaz, revela relatório

foto autor

27/03/2014 às 8:18 • Atualizada em 02/09/2022 às 4:13 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

mascaras-ecod.jpg
Máscaras antipoluição já viraram acessório comum na China
Foto: Getty Images

Utilizar as máscaras de poluição nas cidades chinesas é praticamente indispensável, levando-se em conta os altos índices de poluição registrados no país, muitas vezes superiores aos limites estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O que pouca gente sabe é que apenas nove, de um total de 37 avaliadas, passaram no teste de proteção contra as partículas nocivas de poluentes em suspensão na atmosfera.

A conclusão é de um relatório da Associação do Consumidor da China (CCA), que avaliou máscaras tanto em lojas físicas quanto virtuais.

Mesmo as máscaras mais caras, que podem custar até 30 dólares, tiveram desempenho comparável aos de máscaras descartáveis, que valem centavos.

Estimativas da ONU apontam que a poluição seria a causa de 350 mil a 500 mil mortes prematuras por ano na China

As máscaras faciais, ou "kouzhao", movimentaram perto de 160 milhões de dólares, em 2012. A maior parte é produzida na localidade de Dadian, na província chinesa de Shandong, onde 300 oficinas respondem por 80% dos protetores mais comuns vendidos no país, segundo a Reuters.

Principais vilãs

Muitas empresas afirmam que suas máscaras reduzem o material particulado em 99%. Porém, segundo o relatório da CCA, as máscaras reprovadas não filtram as partículas mais nocivas de poluição, as chamadas PM2.5.

Principais vilãs para a saúde, essas micropartículas de poeira, que medem apenas 0,0025mm, resultam da combustão incompleta de combustíveis fósseis utilizados pelos veículos automotores e das usinas a carvão.

pequim-ecod.jpg
Homem passeia com seu cachorro de máscara, em mais um dia poluído
Foto: Reuters/Stringe

Imperceptível a olho nu, o material particulado não encontra barreiras físicas — afeta o pulmão e pode causar asmas, bronquite, alergias e outras graves doenças cardiorrespiratórias.

Máscaras padrão

“O mercado de máscaras para uso civil na China é caótico, com vendas de baixa qualidade e máscaras falsas”, aponta ao site ShanghaiDaily Zhao Danqing, diretor executivo da Sinotextiles Co, um dos maiores produtores de máscaras especiais do país. “E as máscaras para uso industrial não são adequadas para pessoas como idosos, crianças e mulheres grávidas”, complementou.

Segundo o site, a Associação Chinesa de Indústria Têxtil terminou um projeto de proposta sobre máscaras para utilização civil, que deverá ser submetido ao governo para criação de um padrão, mas o tempo para a aprovação da norma é desconhecido.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade