Rio Yangtze é poluído por empreendimentos industriais
Foto: vicentvds2
A pressão da população chinesa contra a instalação de fábricas poluentes está cada vez maior. Diversos protestos contra empreendimentos industriais em planejamento são registrados no país nos últimos tempos. O gigante asiático é o maior poluidor do mundo atualmente.
O mais recente foi notícia no sábado, 28 de julho, quando manifestantes entraram em um escritório do governo na cidade portuária de Qidong, próximo a Xangai, e destruíram computadores e móveis. O protesto foi contra a instalação de uma fábrica de descarga de resíduos que poderá poluir o abastecimento de água da região. Após a manifestação, o governo anunciou o abandono do projeto.
O protesto contou também com uma marcha pela cidade, com cerca de 1.000 pessoas. Dois policiais foram gravemente espancados pelos manifestantes. O argumento dos protestantes é que a estação de tratamento descarregaria efluentes no mar e prejudicaria a qualidade da água potável, além de afetar a indústria de pesca, base econômica local.
Situado na foz do rio Yangtze, o governo de Qidong vem atraindo empresas farmacêuticas, fábricas de fertilizantes químicos e computadores com isenções fiscais.
Manifestações
A marcha em Qidong não foi um fato isolado. Outro protesto realizado neste mês, no Sul da cidade de Shifang, obrigou o governo local a abandonar os planos de construir uma refinaria de cobre, após denúncias de que os resíduos do empreendimento podem contaminar o abastecimento de água e poluir o ar. Em Shifang, a polícia usou gás lacrimogêneo contra os manifestantes.
Na cidade do Nordeste de Dalian, as autoridades foram obrigadas a cancelar a construção de uma usina petroquímica em 2011, depois que manifestantes argumentarem que o empreendimento representaria um risco à saúde pública.
Com informações do New York Times
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!