Uma equipe de estudantes da Universidade Brigham Young (EUA) criou a Owlet Baby Monitor, uma "meia inteligente" que monitora a saúde de bebês a partir de sensores embutidos que medem a frequência cardíaca, o oxigênio (medido com oximetria de pulso), o sono e a temperatura, além de alertar acerca dos possíveis problemas enfrentados pelos babys quando eles estão de bruços. O dispositivo já foi testado em 30 casas diferentes durante cerca de 200 horas e obteve bons resultados.
A equipe que desenvolveu a tecnologia foi vencedora da competição Estudante Inovador, promovida pela Universidade. Os idealizadores fizeram de seu site uma forma de angariar fundos para conseguir desenvolver o dispositivo em larga escala. A meta é conseguir 100 mil dólares. Até o fechamento deste post, os jovens alcançaram mais de 60 mil dólares. (Clique aqui para saber mais)
Segundo os jovens cientistas, a tecnologia pode reduzir o número de casos da síndrome da morte súbita infantil. "Há muitas coisas que podemos fazer com os dados que estamos coletando - me dá arrepios quando penso sobre isso", revelou ao portal Co.Exist Jordan Monroe, um dos alunos por trás do projeto.
Na ponta dos dedos
É possível rastrear a saúde do bebê até em longas distâncias através do aplicativo para iPhone Owlet. Os botões, que podem ser personalizados, apresentam gráficos exatos sobre a situação da criança - uma ótima solução para pais de primeira viagem.
Para o especialista em saúde infantil, Stoddard MD, o produto é seguro. "O Owlet, na minha opinião, é uma nova maneira de fornecer informações precisas e úteis para os bebês em sua saturação de oxigênio, por exemplo", defende.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!