icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Melhor ir a pé: Estudo compara modo de deslocamento e rendimento escolar

Para chegar aos resultados, 1.700 estudantes, sendo 808 meninos e 892 meninas, realizaram um teste de habilidades educativas, medindo capacidade e rapidez de raciocínio, domínio da linguagem e operações matemáticas.

foto autor

13/05/2013 às 20:06 • Atualizada em 02/09/2022 às 5:42 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

irdepe-escola.jpg
Pesquisa avaliou meninos e meninas da Espanha e verificou que andar 15 minutos melhora o aprendizado
Foto:Indiana Public Media

Uma pesquisa feita com adolescentes de 13 a 18 anos mostrou que quem caminha, em média, 15 minutos para chegar à escola melhora o rendimento cognitivo. Considerada o marco inicial do estudo espanhol, a pesquisa Avena (Alimentação e Valoração do Estado Nutricional de Adolescente) se destaca por ser uma das primeiras análises que compara o modo de deslocamento e o rendimento cognitivo, conforme publicado na edição de maio do Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.

A pesquisa compara estudantes que vão estudar a pé, de ônibus e de carro. Além de afirmar que a caminhada otimiza o aprendizado, os resultados mostram que quem mora muito perto da escola tem menor rendimento por ter menos tempo de deslocamento, mas quem vai de carro ou ônibus tem rendimento ainda pior.

Para chegar aos resultados, 1.700 estudantes da Espanha, sendo 808 meninos e 892 meninas, realizaram um teste de habilidades educativas, medindo capacidade e rapidez de raciocínio, domínio da linguagem e operações matemáticas.

A pesquisa Avena conta com a participação de estudioso da Universidad de Granada, Universidad Autónoma de Madrid, a Universidad de Zaragoza e o Conselho Superior de Investigação Científicas de Madrid.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade