O metrô de Tóquio, capital do Japão, está com um projeto chamado Saradofarms, que tem o objetivo de aumentar o verde na metrópole por meio da instalação e manutenção de hortas na superfície de estações.
Funciona assim: cada habitante interessado em contribuir para o projeto arrenda 3 m² de terreno pagando uma taxa simbólica anual e, em troca, recebe ferramentas, assistência técnica e o direito de utilizar o espaço para o plantio. Planeja-se implantar este projeto em todas as 282 estações da cidade.
O projeto pode trazer vários benefícios: além do óbvio e necessário, que é aumentar os espaços verdes em uma cidade cheia de concreto e, consequentemente, melhorar a qualidade do ar, trata-se de uma possibilidade de relaxar do cotidiano agitado e estressante por meio do contato com a natureza, do ato de cuidar de outros seres vivos e da possibilidade de retorno alimentar.
O usuário que não tiver tempo, mas quiser que seu canteiro seja cuidado regularmente, pode ter essa opção pagando uma taxa a mais.
Esta também é uma boa alternativa para aproveitar espaços (ironicamente tão escassos para a maioria da população das grandes cidades) e uma ótima oportunidade de interação com outras pessoas.
(Via eCycle)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!