A moda reutiliza, cada vez mais, materiais que iriam para o lixo, transformando-os em belíssimas peças
Foto: Reprodução/Marcia Ganem
A relação moda/sustentabilidade também será debatida no segundo dia de seminários do Green Nation, no dia 9 de setembro, a partir das 13h, no auditório do Museu da República, no Rio de Janeiro. Quatro feras do mundo fashion vão apresentar seus trabalhos e discutir sobre o futuro de uma moda mais consciente e sustentável.
Chiara Gadaleta criou o mercado de moda integrado com sustentabilidade e é dona da grife Tarântula. Assina, também, o site "Ser Sustentável com Estilo", onde apresenta conteúdos exclusivos e semanais sobre moda, beleza e lifestyle sustentáveis.
Por meio de um trabalho social e educativo, a modelo Stephannie Oliveira abandonou as passarelas internacionais e dedica seu tempo aos moradores do Jardim Gramacho, localizado no terreno onde antes funcionava o maior aterro de lixo da América Latina. Com Petruska Canet passou a ensinar as jovens a fabricar uma bolsa totalmente feita de papel reciclável e que também estará à venda na loja do Green Nation.
Da Bahia, a estilista Marcia Ganem vem com suas roupas trabalhadas com materiais e técnicas especiais resultantes de pesquisas, como a fibra de poliamida reciclável, que pode ser na cor natural, tingida ou trabalhada com pedras semi-preciosas.
Como moderadoras e apresentadoras da mesa, estarão Nadine Gonzalez e Andrea Fasanello do projeto Moda Fusion, que une arte popular e moda, possibilitando que o produto criado seja comercialmente viável. Isso ensina aos artesãos um meio de sobrevivência legítimo.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!