icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Movimento Nossa Salvador lança o Programa Cidades Sustentáveis na Bahia

Mobilizar a sociedade civil para contribuir na construção de políticas públicas para o espaço urbano, juntamente com os governos. Este é o principal objetivo do Movimento Nossa Salvador, que lançou o Programa Cidades Sustentáveis na capital baiana nesta segunda-feira, 4 de junho, em evento realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). A ação também mira as eleições de outubro.

foto autor

04/06/2012 às 17:36 • Atualizada em 29/08/2022 às 8:33 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

salvador lan? o programa cidades sustent?eis
Terceira maior capital do Brasil, Salvador clama por mais qualidade de vida/Foto: Jota Freitas/Setur-BA

Mobilizar a sociedade civil para contribuir na construção de políticas públicas para o espaço urbano, juntamente com os governos. Este é o principal objetivo do Movimento Nossa Salvador, que lançou o Programa Cidades Sustentáveis na capital baiana nesta segunda-feira, 4 de junho, em evento realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

O encontro conta com a participação de Maurício Brionizi Pereira, coordenador do Programa Cidades Sustentáveis, e de pré-candidatos à Prefeitura de Salvador que poderão assinar uma Carta Compromisso em apoio a iniciativa. A carta atribui, ao prefeito eleito, a responsabilidade de incorporar a sustentabilidade de forma transversal às políticas públicas da cidade. O documento também indica a necessidade de promover a participação da sociedade civil e de se prestar contas das ações desenvolvidas, além dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos.

Atualmente, os pré-candidatos a prefeito de Salvador são (por ordem alfabética): Alice Portugal (PCdoB), ACM Neto (DEM), Hamilton Assis (Psol), Mário Kértesz (PMDB) e Nelson Pelegrino (PT). Ao menos outros seis nomes estudam se entrarão na disputa: Bispo Marinho (PRB), Edvaldo Brito (PTB), João Leão (PP), Lídice da Mata (PSB), Marcos Medrado (PDT) e Maurício Trindade (PR).

campanha do movimento nossa salvador
Primeira campanha do Movimento Nossa Salvador buscou uma mudança de comportamento da sociedade em relação ao município/Imagem: Morya/Divulgação

O Programa Cidades Sustentáveis tem como finalidade sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para as cidades brasileiras se desenvolverem de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, será necessário o envolvimento de cidadãos, organizações sociais, empresas e governos. Apartidário, o programa já é uma realidade em todo o país. Centenas de pré-candidatos às eleições municipais e partidos políticos já assinaram a Carta Compromisso, além de dezenas de organizações da sociedade civil, empresas e órgãos públicos que firmaram parceria com esta causa.

Movimento Nossa Salvador

O Movimento Nossa Salvador foi lançado em março de 2011. A organização integra a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, e teve seu pontapé inicial com a divulgação de 55 indicadores sociais em áreas como educação, saúde, segurança e meio ambiente. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a Kairós Desenvolvimento Social.

"Atuamos em três frentes de trabalho: programa de indicadores sociais, acompanhamento da gestão pública e educação para a cidadania", explicou Aldo Ramon Almeida, executivo da organização. "A partir destas divisões, os membros do grupo elegeram, inicialmente, uma série de eixos temáticos prioritários: educação, saúde, segurança pública, saneamento, meio ambiente, planejamento e mobilidade urbana, equidade de gênero e raça, juventude, trabalho e renda", completou.

Em outubro de 2011, o movimento Nossa Salvador lançou sua primeira campanha publicitária na capital baiana. Desenvolvida pela Morya Comunicação, a iniciativa intitulada "Salve Salvador" foi veiculada na TV, Rádio, jornais, outdoor, busdoor e internet. A agência publicitária contou à época com o apoio do Grupo de Trabalho de Comunicação do Movimento, composto por representantes de instituições como: Instituto EcoDesenvolvimento, Rede Bahia, A Tarde, TV Itapoan, TV Aratu, Bahia Notícias, Kalango CI, Objectiva, Cipó, Coelba, Junior Achievement, Estúdio Zero, InActu, Comunicativa, DMI e Fundação Avina.

- Conheça a Carta Compromisso da Plataforma Cidades Sustentáveis -

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade