Programa de mobilidade inteligente desenvolvido pela Itaipu entregou o carro elétrico durante cerimônia na Casa da ONU
Foto: PnuD Brasil/Bárbara de Oliveira
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PnuD) participará e apoiará o Mob-i, programa de mobilidade inteligente desenvolvido pela Itaipu em parceria com a empresa portuguesa CeiiA – Centro de Excelência da Indústria da Mobilidade. Trata-se do Mob-i ONU, projeto piloto que atenderá ao PnuD e à ONU Mulheres. Na quarta-feira, 25 de março, a Itaipu Binacional entregou dois veículos elétricos, modelo Renault Zoe, para as Nações Unidas, na Casa da ONU, em Brasília.
A solenidade contou com a participação do coordenador residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil e representante residente do PnuD, Jorge Chediek, e da diretora financeira de Itaipu e coordenadora do projeto de mobilidade inteligente, Margaret Groff, além de representantes de outros parceiros do projeto.
Lançado em junho de 2014, o Mob-i reúne os projetos-piloto Ecoelétrico, em Curitiba, primeira cidade a receber o programa; o Eletromóvel, também em Brasília; o Mob-i Itaipu Foz, na Usina de Itaipu; e, agora, o Mob-i ONU.
A ONU tem interesse no Mob-i porque o programa contribui para a redução da emissão de gases poluentes e incentiva a pesquisa e o uso de energias renováveis. Integram a parceria a Renault do Brasil, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e o CeiiA.
Tecnologias inovadoras
“A iniciativa da Itaipu está alinhada à missão institucional das Nações Unidas, que busca o desenvolvimento sustentável. A parceria trará resultados positivos para ambas as instituições. Para o PnuD, em especial, a associação com o Mob-i demonstrará seu compromisso com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que reduzam a emissão de gás de efeito estufa e utilizem recursos renováveis. Agradecemos a Itaipu pela promoção de inovações que ajudam o mundo a se tornar mais sustentável”, afirma Jorge Chediek.
O Mob-i utiliza a plataforma Mob-me, sistema desenvolvido pelo CeiiA, que permite o monitoramento on-line, com a atualização de indicadores de energia elétrica consumida, número de viagens e distâncias percorridas, entre outras informações. O monitoramento inclui o cálculo dos gases de efeito estufa que deixam de ser lançados na atmosfera, principalmente o CO2, já que os veículos elétricos não provocam poluição do ar e nem sonora, pois o motor é silencioso.
Quando o PnuD e a ONU Mulheres receberam de Itaipu as chaves de dois veículos movidos a eletricidade, iniciou-se uma parceria que favorecerá ainda mais a diversificação da matriz energética brasileira assim como a pesquisa e a inovação. Afinal, não se trata apenas de mais dois carros elétricos a percorrer as ruas de Brasília, capital do país.
Eletroposto instalado na sede da ONU Brasil, em Brasília
Foto: PnuD Brasil/Bárbara de Oliveira
Trata-se de permitir conhecimento mais amplo e profundo de como esses carros funcionam e o que eles representam em termos de sustentabilidade e economia financeira, pois os automóveis circularão sob monitoramento constante, e os dados coletados estarão sob análise científica, no contexto do programa Mobilidade Inteligente (Mobi-i), da hidrelétrica Itaipu.
A Itaipu Binacional, uma das maiores geradoras de energia elétrica do mundo, em parceria com o Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias da Mobilidade (CEiiA), de Portugal, desenvolveram o Mob-i.
Nova cultura
Com carros elétricos que podem perfeitamente substituir os carros convencionais, o programa pretende mudar o modo como as pessoas trafegam pelas grandes cidades: substituindo, gradualmente, um modelo poluidor por outro mais limpo, prático e barato.
De acordo com Tomé Costa, engenheiro elétrico da CeiiA, um dos principais objetivos do Mob-i é sensibilizar a população para as políticas sustentáveis e para a inteligência no tráfego de veículos. “Um carro convencional é poluente. Por que não utilizar um carro que polui muito menos?”, indaga.
Lançado em junho de 2014, o Mob-i já possui projetos piloto na Prefeitura de Curitiba (Eco-Elétrico Curitiba), na própria Itaipu e em Brasília (Ecomóvel Brasília, nos Correios). A nova etapa do projeto consiste no Mob-i- ONU, os veículos elétricos do modelo Renault Zoe, entregues ao PNUD e à ONU Mulheres.
Saiba mais clicando aqui e aqui.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!