Lavar as mãos de forma adequada e ter acesso a antibióticos poderiam reduzir as mortes em 25%.
Foto: André Luiz D. Takahashi
O Dia Mundial de Combate à Pneumonia é marcado nesta segunda-feira, 12 de novembro, sob o tema Combata a Pneumonia. Salve uma Criança. Em todo o mundo, a doença é a principal causa de mortes em menores de cinco anos de idade, segundo o Fundo da ONU para a Infância (Unicef). Por ano, 1,3 milhão de crianças morrem com a infecção.
Segundo o Unicef, 90% dessas mortes ocorrem nas comunidades mais vulneráveis da África Subsaariana e do sul da Ásia. O fundo da ONU ressalta que essas crianças poderiam ser salvas se recebessem o mesmo tratamento que os jovens de nações ricas.
Lavar as mãos de forma adequada e ter acesso a antibióticos poderiam reduzir as mortes em 25%. De Porto Alegre, o médico da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Marcos Herbert Jones, falou à Rádio ONU sobre os cuidados para a prevenção da pneumonia em crianças.
"Pais e responsáveis deveriam promover a proteção dos filhos pelo menos para àquelas pneumonias que são evitáveis. O uso das vacinas propostas no calendário vacinal brasileiro, que são oferecidas gratuitamente, promove uma grande proteção", apontou o especialista. Além disso, segundo o médico, a família deveria ser conscientizada dos riscos de infecções virais, "evitando aglomerações, especialmente em épocas de epidemia (principalmente no inverno), de frio e de chuva".
A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que a pneumonia pode ser causada por vírus ou bactéria e é possível prevenir com vacinação.
Na sexta-feira (9), a Aliança Gavi anunciou que uma vacina está disponível para 21 países em desenvolvimento e deve alcançar 13 milhões de crianças até o fim de 2012.
- Ouça a entrevista com Marcos Jones na íntegra (em podcast) -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!