icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Noronha estimula redução de lixo com garrafinhas reutilizáveis para turistas

A ação apresenta resultados significativos. Desde a implantação, em abril, o consumo de garrafas plásticas caiu 40% na ilha e um em cada 12 turistas passou a comprar um squeeze. A ação é da concessionária EcoNoronha, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

foto autor

06/08/2013 às 10:00 • Atualizada em 30/08/2022 às 15:21 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

fernando-noronha-lixo-squeeze-560.jpg
A ação comercializa o produto e de brinde fornece o direito do comprador reabastecê-lo duas vezes com água sem pagar nada
Foto: divulgação/Parnamar-FN

No fundo das águas do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, 70% do lixo encontrado é constituído por garrafas PET. Para tentar reduzir essa grande quantidade de resíduos a concessionária EcoNoronha, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lançou uma campanha que incentiva o uso de squeezes, as garrafas reutilizáveis.

A ideia é oferecer, em vez de garrafas descartáveis com água, um abastecimento via embalagens reutilizáveis. Segundo o Planeta Sustentável, a depender do tamanho do squeeze (300 ml ou 700 ml), o serviço varia de R$ 2 a R$ 3.

A água ofertada é gelada e enriquecida com sais minerais. Para os visitantes desprevenidos a iniciativa comercializa os squeezes personalizados do parque. E quem adquirir ganha dois abastecimentos gratuitos.

Por enquanto é possível encontrar a ação em duas praias do arquipélago: Golfinho Sancho e Sueste. Mesmo assim, a ação apresenta resultados significativos. Desde a implantação, em abril, o consumo de garrafas plásticas caiu 40% em Noronha e um em cada 12 turistas passou a comprar um squeeze. Antes da campanha, apenas um em cada 30 optava pela garrafa reutilizável.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade