icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Novo prédio da Apple terá energia solar e 80% de área verde

Um prédio de quatro andares em formato de espaçonave será a nova sede da Apple em Cupertino, na Califórnia (Apple), a partir de 2014. Mas as iniciativas de sustentabilidade presentes na construção também merecem destaque. A edificação será abastecida por painéis fotovoltaicos (que convertem a luz do sol em energia) e abrigará sete mil árvores - 80% do projeto é composto por área verde a fim de inspirar os 14 mil empregados do campus.

foto autor

17/10/2013 às 10:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 3:20 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

apple1.jpg
Painéis solares vão gerar a energia que o prédio consumir
Fotos: Divulgação

Um prédio de quatro andares em formato de espaçonave será a nova sede da Apple em Cupertino, na Califórnia (Apple), a partir de 2014. Mas as iniciativas de sustentabilidade presentes na construção também merecem destaque. A edificação será abastecida por painéis fotovoltaicos (que convertem a luz do sol em energia) e abrigará sete mil árvores - 80% do projeto é composto por área verde a fim de inspirar os 14 mil empregados do campus. Hoje, o terreno escolhido conta com apenas 20%.

O projeto do prédio de 260.128,512 m², que foi apresentado em 2011 mas só começará a sair do papel três anos depois, ficou nas mãos do responsável pelo design da companhia, Jonathan Ive, e do arquiteto responsável, Norman Foster, depois da morte de Steve Jobs.

apple-ecod.jpg
Terreno terá 80% de área verde para inspirar os funcionários

Os resíduos gerados durante as obras serão reciclados no próprio local do prédio, o que evitará o transporte e as consequentes emissões de gases do efeito estufa.

Quanto à iluminação também está prevista a utilização de 100% de tecnologia LED, além de sistema inteligente adaptado às condições locais - o objetivo é que o prédio gastará 30% menos energia que outros do mesmo porte. Como a arquitetura e a o design da edificação preveem a otimização do ar natural, há a tendência de dispensa do ar-condicionado durante 70% do ano.

apple3-ecod.jpg
Área total do terreno é de 260.128,512 m²

A Apple estima em US$ 5 bilhões o investimento no novo prédio, mas pretende cortar ao menos US$ 1 bilhão desse montante antes do início das obras.

Além da Apple, multinacionais como Facebook, Google e Amazon também têm projetos sustentáveis para suas sedes. Esta última anunciou recentemente que o seu novo campus de Seattle (EUA) terá um design futurista e muito verde.

Os globos gêmeos do prédio lembram uma biosfera, muitas vezes representada em filmes de ficção científica. O lado de fora do edifício será totalmente transparente, com múltiplas camadas de vidro suportadas por uma estrutura de metal para ampliar a iluminação natural.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade