icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

ONGs utilizam mídias sociais como ferramentas para captação de recursos

As ONGs são aliadas tanto das empresas privadas, quanto do poder público - os três segmentos, que trabalham de formas distintas, podem se completar. A ideia, defendida pela diretora de cidadania corporativa da IBM Brasil, Alcely Barroso, traz à tona uma questão relevante: como vencer o desafio de captação de recursos enfrentados pelas ONGs?

foto autor

17/04/2013 às 18:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 6:19 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

socialmediacapa.jpg
As organizações precisam analisar de que forma o seu trabalho pode impactar na sociedade
Foto: Jason A. Howie

As ONGs são aliadas tanto das empresas privadas, quanto do poder público - os três segmentos, que trabalham de formas distintas, podem se completar. O governo pensa em políticas públicas, as organizações sem fins lucrativos auxiliam o governo a pensar essas políticas, desenvolver metodologias e envolver a população no contexto, enquanto que as empresas privadas podem ajudar no processo com seus conhecimentos e investimentos financeiros - uma verdadeira aliança intersetorial.

A ideia, defendida pela diretora de cidadania corporativa da IBM Brasil, Alcely Barroso, traz à tona uma questão relevante: como vencer o desafio de captação de recursos enfrentados pelas ONGs? Para Alcely, algumas estratégias podem trazer uma gestão eficiente, comunicando aos investidores e ao público final.

As organizações mais estruturadas usam as ferramentas das redes sociais muito bem, porém, as médias e pequenas ainda não conseguem utilizar o melhor potencial dessas redes”
Alcely Barroso, diretora de cidadania corporativa da IBM Brasil

Ela afirma que, primeiramente, as organizações precisam ligar seus objetivos aos seus valores, analisar os resultados já conquistados e de que forma o seu trabalho pode impactar a sociedade. O segundo passo é assumir uma gestão de transparência, divulgando suas ações, buscando engajar a população em suas causas. "As organizações mais estruturadas usam as ferramentas das redes sociais muito bem, porém, as médias e pequenas ainda não conseguem utilizar o melhor potencial dessas redes", afirma Alcely.

Um bom exemplo para perceber a viabilidade de captação de recursos por meio das mídias sociais, segundo a diretora, é o da ONG Cidade Democrática, uma plataforma de participação política que permite a expressão de cidadãos e entidades com o objetivo de construir uma sociedade melhor. A iniciativa, que começou por meio da estratégia de crowdfunding (linha de financiamento em que as pessoas físicas podem aderir a um projeto), possui atualmente mais de 13 mil usuários.

Segundo o diretor do Cidade Democrática, Rodrigo Bandeira, atingir o setor privado foi o maior desafio. "Nossa maior resistência foi em relação às empresas, quando procuramos por elas para propor a criação de um perfil lá no site para que expressassem opiniões sobre os temas levantados pelas pessoas", observou Bandeira.

Workshop

A IBM Brasil e a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) realizarão o Workshop de Estratégia de Mídias Sociais, no dia 24 de abril, no Centro de Convenções, em Salvador. O objetivo é auxiliar as organizações educacionais e sem fins lucrativos a melhorarem sua infraestrutura de TI, liderança e habilidades tecnológicas.

O workshop faz parte do Flac - Festival ABCR, evento sobre desenvolvimento da sustentabilidade financeira do terceiro setor no Brasil, realizado entre os dias 23 e 25 de abril.

- Clique aqui para saber mais do evento -

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade