No Brasil, há aproximadamente 22,3 milhões de idosos
Foto: Marcello Casal Jr/ABr
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu a governos, sociedade civil e comunidades que protejam os idosos de abusos psicológicos, físicos e financeiros. A declaração foi feita no sábado, 15 de junho, para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
Segundo Ban, todos devem reexaminar suas atitudes em relação ao envelhecimento e assegurar que as pessoas mais velhas estejam protegidas contra todas as formas de abuso.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que entre 4% e 6% dos idosos sofrem algum tipo de abuso no mundo inteiro. Um estudo indica ainda que abusos, negligência e violência contra idosos, em casa ou em asilos, são mais comuns do que se tem conhecimento.
Leis
O chefe da ONU enfatizou que os governos, em particular, podem ajudar a criar leis que protejam os idosos e processem os responsáveis por abusos.
Ban Ki-moon destacou "que o mundo deve isso aos mais velhos e às sociedades, em geral, na luta contra os critérios de idade e para melhorar a dignidade e os direitos humanos dos idosos."
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!