Achim Steiner, diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma)
Foto: Divulgação
Como a sustentabilidade pode vir a pautar o progresso mundial a partir de 2015, quando expira o prazo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio? É para saber a sua opinião que o Grupo de Trabalho da ONU para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 lançou o debate virtual Sustentabilidade Ambiental para o Mundo que Queremos – Dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) para o Pós-2015.
O debate integra a primeira fase de uma consulta global que quer estabelecer um olhar mais amplo sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e discutir novas ideias e experiências sobre a sustentabilidade ambiental. Esta primeira parte, dura quatro semanas, utiliza como base 90 tópicos de discussão e oferece a oportunidade para pessoas de todo o mundo ajudarem a apontar as prioridades.
Os organizadores da consulta recomendam a quem quiser colaborar que leia o documento-base com informações que podem auxiliar na formulação das sugestões. É possível dar a sua contribuição em português ou em outro idioma de sua escolha.
A ONU apontou a sustentabilidade ambiental como um das dimensões principais que deve influenciar as políticas de desenvolvimento para depois de 2015 – em conjunto com o desenvolvimento social, a economia inclusiva e promoção da paz e segurança. Com base nos resultados alcançados na Rio+20, há o consenso de que a sustentabilidade ambiental é um componente essencial para chegarmos ao futuro que queremos. Cronograma de debate: Semana 1: Sucessos, Desafios e Lacunas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e do ODM 7 – Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente 1 – O que podemos aproveitar do ODM 7 para estabelecer uma nova agenda de desenvolvimento Pós-2015? 2 – Como esta agenda pode ajudar a superar as lacunas existentes entre a sustentabilidade ambiental e os ODMs como um todo? Semana 2: Desafios para o Desenvolvimento para um Mundo em Mudança 1 – Quais tendências mundiais e incertezas podem influenciar como a sustentabilidade ambiental é percebida na agenda de desenvolvimento para os próximos 10-30 anos? 2 – Que elementos devem ser incorporados à agenda Pós-2015 para que ela se torne ambientalmente sustentável? Como incorportar as características do um mundo em desenvolvimento constante e os desafios da ordem econômica, social e ambiental? Semana 3: Enquadrando a Sustentabilidade Ambiental no Desenvolvimento Pós-2015 1 – Após a Rio+20, quais barreiras e atalhos ficaram estabelecidos para a sustentabilidade ambiental? 2 – Com base nos ODMs e nos resultados da Rio+20, é possível conceber um quadro conceitual para o desenvolvimento da agenda Pós 2015 e impulsionar a transição para um futuro sustentável? Quais as características essenciais desse quadro? Semana 4: Consensos e Divergências
1 – Quais as áreas de consenso? E onde é necessário um diálogo mais abrangente?
Ficou interessado (a)? Acesse a área de debate.
Acompanhe também pelo Twitter @Environment2015
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.