A escola como você conhece está prestes a acabar. E o que dará lugar ao quadro-negro e o professor em sala está em vários ambiente diversos, situados em algum lugar entre videoaulas, ambientes virtuais, plataformas adaptativas, ensino baseado em projetos ou em games.
Esta foi a conclusão que chegaram os especialistas da área ao tentar encontrar em experiências concretas as soluções para a crise que atinge a educação no início desse século. A afirmação foi feita durante o evento Transformar, realizado pelo Inspirare e pela Fundação Lemann, no dia 4 de abril, em São Paulo.
"Se você acha que esse sistema que vocês têm hoje é ruim e querem substituí-lo, desistam. Qualquer sistema único vai ser ruim, vocês não têm que encontrar uma solução, mas várias", observou Melissa Agudelo, diretora pedagógica da High Tech High, rede de escolas norte-americana que busca personalizar o ensino por meio do aprendizado baseado em projetos.
O evento reuniu mais de 800 pessoas, entre gestores, educadores, empreendedores, investidores e representantes de organizações sociais.
O Portal Porvir, parceiro do evento, preparou um infográfico resumindo as tendências para o ensino do futuro apresentadas no fórum. Confira:
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!