Cristovam Buarque defendeu plano internacional que invista em educação/Foto: Agência Senado
As oito nações que falam português deveriam promover um investimento maciço em educação no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A opinião é do senador brasileiro, Cristovam Buarque (PDT-DF). Em entrevista à Rádio ONU, antes de participar de uma reunião na sede em Nova York, sobre língua portuguesa, o parlamentar defendeu que seja necessária a implementação de um "Plano Marshall".
"Eu venho defendendo, já há muitos anos, que a gente precisa de um Plano Marshall para a Educação. Os Estados Unidos fizeram um Plano Marshall para recuperar a indústria europeia e conseguiu recuperar a economia do continente depois da (Segunda) Guerra. Nós precisamos fazer um plano internacional que invista em educação. Por exemplo, o reajuste salarial dos professores de todos os países de língua portuguesa. Um grande acordo que inclusive possa trocar os professores de um país para outro."
Cristovam Buarque afirmou que a CPLP deva promover ainda mais integração entre os povos que falam português. Segundo ele, a promoção do idioma e as melhorias na educação incluindo um maior trânsito de livros deve beneficiar as populações lusófonas.
Além da reunião na ONU, o senador brasileiro participou de um encontro sobre o combate à pobreza no Brasil, organizado na Universidade de Brown, em Providence, onde falou de uma das criações de seu mandato, enquanto governador do Distrito Federal, o programa de geração de renda Bolsa Escola.
- Ouça esta notícia em podcast -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!