icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Para economizar energia, japoneses vestem roupas leves no trabalho

O blecaute nuclear japonês levou as autoridades locais a estimular a redução do consumo de energia por meio das maneiras mais inusitadas. Em pleno verão, os trabalhadores da terra do sol nascente resolveram aderir a campanha governamental e utilizar vestimentas próprias para estação no escritório. A ideia é que, munidos de sandálias e roupas de manga curta, por exemplo, o uso de ar-condicionado diminua nos escritórios, economizando energia.

foto autor

01/06/2012 às 14:00 • Atualizada em 04/09/2022 às 0:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

japoneses.jpg
Japoneses utilizam roupas de verão no trabalho/Foto: giantrobot

O blecaute nuclear japonês levou as autoridades locais a estimular a redução do consumo de energia por meio das maneiras mais inusitadas. Em pleno verão, os trabalhadores da terra do sol nascente resolveram aderir a campanha governamental e utilizar vestimentas próprias para estação no escritório.

A ideia é que, munidos de sandálias e roupas de manga curta, por exemplo, o uso de ar-condicionado diminua nos escritórios, economizando energia. A iniciativa é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente do país pelo segundo ano consecutivo, em um momento no qual a nação asiática interrompeu as atividades de seus 54 reatores atômicos, que em 2010 eram responsáveis por quase um terço do total da geração energética japonesa.

Outras iniciativas para reduzir o consumo de energia são realizadas no Japão. É o caso de outra campanha do governo que solicita que os cidadãos busquem alternativas ao uso de aparelhos elétricos para aliviar o calor. Além de ações privadas, como a da maior rede de supermercados japonês, a Aeon, que anunciou nesta sexta-feira, 1º de junho, que todas suas lojas abrirão às 7h para economizar eletricidade.

Estas medidas, no entanto, ainda são insuficientes para suprir a demanda energética. Em breve, as autoridades japonesas devem anunciar a reabertura dos primeiros reatores da usina nuclear de Oi, na província de Fukui.

Com informações do G1

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade