O paulistano precisa de 4,38 hectares por pessoa e o planeta tem apenas 1,8 hectare a oferecer/Foto:sxc.hu
Em São Paulo, pela primeira vez, foi feito o cálculo da pegada ecológica, índice que mede o impacto do estilo de vida sobre os recursos naturais. O estudo revelou que se todos os 7 bilhões de habitantes da Terra tivessem o mesmo estilo de vida do paulistano, seriam necessários 2,5 planetas para sustentar esse padrão de consumo.
A pegada ecológica é a área que seria necessária para garantir determinado padrão de vida. O paulistano precisa de 4,38 hectares, isso é considerado muito, uma vez que o planeta tem a oferecer apenas 1,8 hectare por pessoa.
O estudo, que foi realizado pela organização não governamental da WWF e pela consultoria Ecossistemas com apoio da prefeitura de São Paulo, analisou dados como emissões de CO2, hábito de comer carne, moradia, lazer e consumo.
“Conhecer a pegada não resolve todos os problemas ambientais, mas é um indicador importante do monitoramento dos recursos naturais. Depois do cálculo tem de haver mobilizações para que o consumo seja mais racional e depois iniciar a fase de compensação”, alertou ao Estadão, Michael Becker, coordenador do estudo.
Pelos cálculos da WWF, o planeta leva um ano e meio para renovar recursos consumidos e absorver o CO2 produzido durante um ano – o mundo consome 50% a mais do que a sua capacidade.
Com informações do Estadão
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!