Com seis "trikes", a empresa realiza cerca de 150 entregas por dia
Foto: Divulgação
Os serviços de entrega em geral são feitos por motos para driblar o trânsito e economizar a gasolina. Porém as motocicletas são mais poluentes que os carros. Mas uma pequena empresa de Portland, cidade dos Estados Unidos, resolveu empreender em algo mais econômico e menos poluente. A opção foi usar triciclos elétricos para o serviço. Já pensou se as empresas brasileiras aderissem também a esta modalidade de delivery?
A empresa norte-americana chamada de B-Line Entrega Urbana Sustentável possui triciclos elétricos com trailers acoplados, que eles chamam de "trikes", e realiza cerca de 150 entregas por dia. As demandas incluem os mais diversos itens como alimentos assados, café em grão, peças de bicicletas, material de escritório. Cerca de 30 empresas da cidade são atendidas pelo grupo, informou o New York Times.
"Viajando pelo mundo, vi muitas motos que transportam mercadorias e prestam serviços", lembra Franklin Jones, empresário fundador da empresa. "Desde o típico riquixá nas ruas da Índia até motos modernas na Europa levando pão ou entregando encomendas do correio”, contou Jones. Inspirado nessa ideia, ele empreendeu num modelo de entrega menos agressivo para o meio ambiente e mais rentável, uma vez que ao usar a bateria elétrica não lança no ar gases obtidos na queima da gasolina ou do diesel.
O empresário Franklin aproveitou os espaços dos trailers acoplados para vender anúncios
Para aproveitar os espaços externos das caixas de carga, a empresa resolveu investir em anúncios. Hoje tem como clientes o Google e o Museu Oregon de Ciência e Indústria. A empresa deve alcançar faturamento de quase R$ 1 milhão até o final de 2013, informou o fundador Franklin Jones.
Portland, considerada a cidade norte-americana mais sustentável dos EUA, pela Mother Nature Network, é um conglomerado urbano com mais de 500 mil habitantes que pretende reduzir em 50% a emissão de carbono até 2050. Os ciclistas da cidade usufruem de 277 quilômetros de ciclovia, além de terem bondes gratuitos. Os cidadãos também realizam um sistema colaborativo para a redução da frota de carros nas rua, a Carona Solidária.
Iniciativas brasileiras
Embora o triciclo ainda não seja uma realidade no mundo corporativo do Brasil, cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba já possuem uma alternativa às motocicletas - além de barulhenta este veículo é 12 vezes mais poluente que um carro comum. São os bikers ou bikeboys, profissionais capacitados em serviços de busca e entrega que, em vez das tradicionais motos, vão de bicicleta.
Empresas como Fnac, Viva Condomínios, Talent Pro It, Milk Comunicação já aderiram às entregas feitas de bicicleta. Esse modelo de serviço começou nos Estados Unidos e Inglaterra e chegou ao Brasil em meados dos anos 90, em São Paulo.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!