icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Pista que absorve a poluição atmosférica, uma realidade holandesa

Chamada de pavimento fotocatalítico, a tecnologia já está sendo testada na zona urbana da cidade de Hengelo, no leste da Holanda e foi tratada com dióxido de titânio polvilhado no concreto.

foto autor

16/07/2013 às 10:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:48 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

asfalto.jpg
A pavimentação foi tratada com dióxido de titânio polvilhado no concreto
Imagem: reprodução

Para solucionar o problema da poluição em grandes centros urbanos, cientistas da Universidade de Tecnologia da Eindhoven, na Holanda, estão desenvolvendo uma substância especial que poderia ser aplicada em estradas para ajudar a cortar as concentrações elevadas de gases poluentes lançados na atmosfera.

Chamada de pavimento fotocatalítico, a tecnologia já está sendo testada na zona urbana da cidade de Hengelo, no leste da Holanda. Segundo a BBC, a pavimentação foi tratada com dióxido de titânio polvilhado no concreto o que conseguiu reduzir o dióxido de carbono no ambiente em até 45%.

O único lado negativo, até então detectado, está no preço. Ele pode subir em até 50% em relação a uma pista comum. No entanto, para um representante do Partido Verde holandês, se for pensar nos custos da poluição do ar para a cidade, pode-se economizar muito dinheiro, ele afirma ainda para a BBC que é mais barato investir no pavimento do que em atendimentos hospitalares causados pela poluição.

Mortes prematuras

Dados da ONU revelam que o problema da poluição do ar pode ser maior que se imagina. "Estima-se que existam 3,5 milhões de mortes prematuras causadas todo ano pela poluição do ar doméstico, e 3,3 milhões de mortes todo ano causadas pela poluição atmosférica", comentou Maria Neira, Diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS, durante a mais recente reunião da Coalizão para o Clima e o Ar Limpo (CCAC, na sigla em inglês), realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em Paris, em abril de 2013.

Não à toa, países como China, África do Sul e Estados Unidos já demonstram interesse no potencial desta nova tecnologia. Será mesmo que vale a pena?

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade