Só em Los Angeles, aproximadamente 20 toneladas de material
Foto: DanCentury
O Centro de Diversidade Biólogica dos Estados Unidos apontou que cerca de 40% dos oceanos do mundo estão cobertos de plástico. Só em Los Angeles, aproximadamente 20 toneladas de materiais como sacolas, canudos e garrafas PET são jogadas no Oceano Pacífico a cada dia. O dado alarmante mobilizou empresas, organizações sem fins lucrativos e governos em prol do reaproveitamento desses resíduos.
Líderes sociais se reunirão, em 6 de junho, no Fórum Internacional do Plástico, em Hong Kong. Eles pretendem buscar soluções para o material e acelerar a absorção do conceito do plástico sustentável - o objetivo é apresentar novas maneiras de aproveitar o resíduo pré e pós-consumo. No evento também serão debatidos assuntos como: design, embalagens, materiais e inovações.
"As marcas que admitirem que agravam um problema mundial por meio da fabricação de plásticos vão assumir a liderança do mercado a partir do momento que melhorarem suas políticas e buscarem soluções para a resolução da causa", defende o organizador do evento, Doug Woodring.
O encontro, que foi inaugurado durante a Rio+20, em 2012, no Rio de Janeiro, apresentou algumas alternativas sustentáveis para a causa, a exemplo do plástico feito a partir de cogumelos e fungos, substituindo os compostos do petróleo - a ideia é da Ecovative.
Ainda de acordo com o Centro de Diversidade Biológica, a poluição causada por plásticos tem um efeito mortal sobre aves, tartarugas marinhas, focas e outros mamíferos. Para se ter ideia, cerca de 300 espécies do Oceano Pacífico estão ameaçadas de extinção por causa da ingestão desses materiais.
Assista ao vídeo de apresentação do Fórum:
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!