icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

População de Porto Alegre aprova experiência com ônibus híbrido

foto autor

29/09/2015 às 10:55 • Atualizada em 27/08/2022 às 19:31 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

hibribus-ecod.jpg
O sistema elétrico do ônibus é alimentado por baterias de íon de lítio com controle de temperatura
Foto: João Luiz de Oliveira

Começou a circular em Porto Alegre, há cerca de dois meses, o ônibus híbrido da empresa Carris, que alterna o motor a diesel com propulsão elétrica. O veículo, que economiza combustível e reduz a emissão de poluentes na atmosfera, também agrada a população da capital gaúcha em razão de outro benefício: o silêncio ao percorrer as ruas da cidade.

Ainda em fase de testes, o coletivo já passou pelas linhas T9, T2A e agora realiza o itinerário entre o Menino Deus e o Aeroporto, antes de ser testado na linha do T6. Durante os 10 dias que o veículo permanece em cada linha, são avaliados quesitos como o rendimento do motor, a potência e o consumo. Até o momento, não foram constatadas falhas ou diferenças significativas em relação ao motor convencional.

Segundo o monitor responsável pelo treinamento dos motoristas, Márcio Stangherlin, o desempenho foi positivo mesmo em ladeiras e topografias acidentadas.

Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em paradas de embarque ou nos semáforos, o motor a diesel é desligado

"Ao arrancar, o carro é movido pelo motor elétrico. O alto torque proporciona uma partida silenciosa. A partir do momento em que atinge aproximadamente 20km/h, o motor a diesel entra em operação", explicou Stangherlin ao site ZH Pelas Ruas.

Emissão zero
Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em paradas de embarque ou nos semáforos, o motor a diesel é desligado. Nas arrancadas, a emissão de poluentes é zero.

O sistema elétrico do ônibus é alimentado por baterias de íon de lítio com controle de temperatura. Estas baterias são recarregadas com a energia recuperada pela frenagem durante a operação do veículo.

Ao ver o hibribus se aproximar do ponto em que estava, a aposentada Oyara da Silva Braga correu para conhecer a novidade. Achou interessante e bonito, mas o que mais gostou foi que ele é espaçoso. Outros passageiros mencionaram fatores como silêncio, conforto, estabilidade ao deslizar no asfalto. Já o técnico em eletrônica Rafael da Costa Fortes chegou sem saber que tinha algo novo. Ao saber do investimento no meio ambiente, apoiou e desejou vida longa à iniciativa:

"Acho muito bom que estejam investindo nisso, o ideal é que todas as linhas fossem assim."

Elétrico híbrido
No início de 2016, deverão começar a circular no Brasil os ônibus elétricos híbridos articulados, que possuem tecnologia plug-in, capaz de permitir recarga rápida nos pontos de embarque e desembarque de passageiros.

Lançado comercialmente em agosto de 2014, na feira internacional de veículos IAA em Hannover, na Alemanha, o ônibus elétrico híbrido já está em operação em Gotemburgo (Suécia); Hamburgo (Alemanha); e na cidade de Luxemburgo (Luxemburgo).

Segundo os especialistas da Volvo, o modelo possui tecnologia plug-in e reduz o consumo de combustível e de emissão de gás carbônico (CO2) em até 75%, em comparação com o ônibus diesel convencional. Por sua vez, o consumo total de energia é diminuído em 60%.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade