Prefeito do Rio, Eduardo Paes, adiantou a informação/Foto: Antônio Cruz/ABr
Um dos principais eventos paralelos à Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Sustentável), a C-40 (Large Cities Climate Leadership Group) reunirá os prefeitos das 60 maiores cidades do mundo no Rio de Janeiro, nos dias 17 a 19 de junho, no Forte de Copacabana. Há a promessa de estabelecimento de metas para redução da emissão de gases do efeito estufa, segundo informou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
O objetivo da C-40 é reunir as principais cidades do mundo interessadas em desenvolver políticas sustentáveis e ações locais para enfrentar as mudanças climáticas. Além disso, o grupo pretende estabelecer ações conjuntas "para influenciar chefes de Estado a tomar decisões parecidas", como redução da emissão de gases tóxicos, adiantou Paes na última semana.
Para o prefeito do Rio, a questão ambiental é central para a manutenção dos investimentos na capital fluminense, além do bem-estar da população. "É um ativo econômico aqui. As pessoas decidem morar e investir no Rio por suas qualidades ambientais, mas podem fazer o inverso", ressaltou Paes, durante lançamento da conferência Rio Clima, que também será realizada em paralelo à Rio+20.
Atualmente, o C-40 é formado por cerca de 60 cidades sob liderança do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Ele deve vir ao Rio participar da cúpula de prefeitos e elencou metas para o encontro. Entre elas, a padronização da mensuração da emissão de gases de efeito estufa e a criação de um fundo para financiar projetos em cidades em desenvolvimento.
Em junho de 2011, você já havia visto aqui no EcoD que os prefeitos participantes da C-40 daquele ano, realizada em São Paulo, reivindicavam maior participação política para as cidades na Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!