São Paulo, maior cidade brasileira, aderiu ao Programa Cidades Sustentáveis
Foto: Gaf.arq
O portal do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) irá disponibilizar, a partir do dia 20 de julho, os planos de metas e os indicadores que estão sendo apresentados pelos prefeitos que assinaram a carta compromisso, segundo informou a Rede Nossa São Paulo. Ambos os instrumentos estão previstos na iniciativa como primeiras ações para fazer com que os municípios se desenvolvam de forma sustentável.
Mais de 230 prefeitos do Brasil, incluindo 20 de capitais estaduais, aderiram ao programa e agora têm a responsabilidade de apresentar o Plano de Metas e os indicadores que servirão para a sociedade monitorar e avaliar o desempenho das gestões.
De acordo com as organizações promotoras do PCS, diversas prefeituras relatam dificuldades para levantar os dados necessários à elaboração dos indicadores e dos planos de metas, tendo em vista que se trata de uma iniciativa pioneira.
Outras argumentam que o tempo para elaboração dos instrumentos revelou-se maior em função de estar desenvolvendo um processo de construção participativo, com o envolvimento da sociedade na discussão dos indicadores e das metas.
Há ainda aquelas administrações que afirmam necessitar de um prazo maior para integrar o Programa Cidades Sustentáveis aos instrumentos de planejamento já previstos pelos municípios.
As organizações promotoras do programa informam também que os prefeitos interessados em assinar a carta compromisso têm até o dia 30 de agosto para fazê-lo. Quem aderir agora terá 120 dias (a partir da assinatura) para elaborar o Plano de Metas e os indicadores previstos no PCS.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!