icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Projeto de voluntariado quer construir casas de emergência no Jardim Gramacho

Muitas famílias do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, ainda não conseguiram se reestruturar depois que o aterro metropolitano que funcionava na região foi desativado. Por essa razão, a organização Teto, com atuação em 19 países da América Latina, trabalha com voluntários e busca apoio em um site de financiamento coletivo para construir casas de emergência para as famílias do local, marcado pela condição de pobreza extrema.

foto autor

29/08/2013 às 13:05 • Atualizada em 02/09/2022 às 1:30 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Muitas famílias do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, ainda não conseguiram se reestruturar depois que o aterro metropolitano que funcionava na região foi desativado. Por essa razão a organização Teto, com atuação em 19 países da América Latina, trabalha com voluntários e busca apoio em um site de financiamento coletivo para construir casas de emergência para as famílias do local, marcado pela condição de pobreza extrema.

No mês de julho foi realizada a primeira atividade no local, chamada de Detecção Massiva - entrevista com mais de 200 famílias em situações extremamente precárias. Agora, os voluntários do projeto querem arrecadar fundos para construir mais casas, com o objetivo de continuar fomentando o desenvolvimento comunitário desse assentamento.

teto.jpg
As próximas construções estão previstas para o mês de outubro
Foto: Teto

"Infelizmente, o recurso que temos hoje é muito limitado devido ao pouco conhecimento que a população e as empresas cariocas têm do Teto. Já temos voluntários trabalhando conosco e que querem botar a mão na massa para melhorar a qualidade de vida dessas famílias", afirmaram os organizadores no perfil do projeto no Catarse, site de financiamento coletivo que está sendo utilizado para a arrecadação de verba.

daniela-teto.jpg

A cantora Daniela Mercury aderiu a campanha na última semana de agosto e cedeu seu Instagram para uma moradora da Tekoa Pyau (comunidade também ajudada pela organização) postar fotos da realidade local e disseminar a proposta da instituição. O projeto também pode ser seguido pelo Facebook.

Doações

Se a meta for cumprida a doação será integralmente revertida para a construção de casas de emergência no próximo mutirão de construção da organização, prevista para outubro.

"Cada centavo será usado para comprar as madeiras que formam as paredes da casa e dão sustentação ao piso; as telhas que protegem da chuva, os pregos e ferragens que garantem firmeza na estrutura da casa, o transporte de todo esse material e outros itens importantes para garantir a segurança dos voluntários", explicam.

- Conheça o orçamento da construção -

Como são as casas?

A casa de emergência do Teto é um modelo pré-fabricado de 18 metros quadrados, que se constrói em dois dias, com a participação massiva de jovens voluntários e famílias da comunidade.

Quinze estacas de madeira elevam e sustentam a estrutura da casa evitando a entrada de água da chuva, friagem e animais nocivos.

- Saiba mais sobre o projeto realizado no Jardim Gramacho -

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade