Pela primeira vez, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) participa do processo de aprovação das vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação (MEC). Foram definidas três novas modalidades da Bolsa-Formação, que se articulam com as políticas ambientais: Pronatec Catadores, Pronatec Bolsa Verde e Pronatec Ambiental. O objetivo é aumentar a oferta de cursos profissionalizantes na área, contribuindo com o desenvolvimento sustentável.
Na segunda-feira, 4 de agosto, começou a segunda fase de pactuação do programa para os cursos que abrem matrículas no segundo semestre de 2014. O Ministério do Meio Ambiente validará os cursos da área ambiental antes da homologação do MEC.
O Pronatec, criado em 2011, tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Bolsa Formação está inserido no Pronatec e consiste em oferecer, gratuitamente, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional para quem concluiu o Ensino Médio e para estudantes matriculados no Ensino Médio.
Saiba mais
Entre as metas do Pronatec está a de aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. Nesta segunda etapa de pactuação das vagas de 2014, as unidades de ensino, chamadas de ofertantes, indicarão os cursos a serem oferecidos.
A rede de ofertantes dos cursos é composta por: escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Institutos Federais, Cefet e Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais), entidades dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem (Senai, Senac, Senat e Senar) e pelas redes públicas estaduais de ensino.
(Via Tinna Oliveira, do Ministério do Meio Ambiente)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!